Professores de Língua Inglesa da Prefeitura de Manaus participam de Formação Pró-Saeb

15/03/2023 15h31

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 15/3, a Formação Integrada Pró-Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), destinada aos professores de Língua Inglesa, que atuam nas unidades de ensino, da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte e Centro-Sul, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O encontro proporciona novos aprendizados e qualifica os profissionais da educação municipal.

A atividade aconteceu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, com a temática “Tecnologias como estratégias de desenvolvimento de habilidades no ensino do inglês”.

A ação faz parte do Educa + Manaus, estratégia pedagógica a qual visa preparar as turmas de 5º e 9º ano, para as avaliações do Saeb. A professora formadora de Língua Inglesa da DDPM, Andreza Lago, foi responsável por orientar os participantes, visando a educação de qualidade, uma prioridade da gestão David Almeida.

“Nos nossos encontros formativos nós vamos trabalhar as competências e habilidades. Ajudamos os professores no desenvolvimento das atividades com os alunos e das habilidades e competências no uso da Língua Inglesa. Isso tudo vai impactar nos resultados do Saeb”, disse a formadora.

A avaliação do Saeb 2023 terá testes de linguagens alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), voltada para o componente curricular de Língua Inglesa, conforme detalha o professor Luan Oliveira, lotado na escola municipal Desembargador Oyama Ituassu, no bairro Santa Etelvina, zona Norte.

“Hoje, tivemos uma noção em relação à Língua Inglesa, pois ela será incluída na prova do Saeb. Foi importante o encontro para pensar como vamos trabalhar e preparar os alunos para fazer bem a prova”, disse.

Segundo Sousimar Castro, lotada na escola municipal Sônia Maria, da DDZ Centro-Sul, a formação contribui muito na metodologia de ensino.

“Estou gostando muito, porque precisamos desse suporte, apoio e aprendizado. Na sala de aula, nos deparamos com muitas demandas, então quanto mais orientações receber, será melhor”, finalizou.

Texto – Andrew Ericles / Semed

Foto – Cleomir Santos / Semed