Prefeitura realiza edição do evento ‘Dia do Movimento Pró-Saúde e Cultural na EJA’

30/03/2023 13h03

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou o evento “Dia do Movimento Pró-Saúde e Cultural na EJA“, na noite de quarta-feira, 29/3,  na escola municipal Professora Francisca Pereira de Araújo,  no bairro Parque das Nações, zona Centro-Sul da cidade.

O evento, voltado para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), responsáveis e comunitários, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), faculdade Nilton Lins e da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM).

O “Dia do Movimento Pró-Saúde e Cultural na EJA” faz parte do projeto “Vumbora EJA da Semed”, e ocorre, uma vez por mês, em uma escola  que trabalha com Educação de Jovens e Adultos, em uma data pré-determinada, como ações de saúde, sociais e culturais. Nesse dia, cada unidade de ensino escolhe as estratégias para a realização das atividades.

A ação é coordenada em conjunto com a Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja) e as Divisões Distritais Zonais (DDZ), da Semed.

“Esse é mais um projeto voltado à valorização do processo escolar e que visa combater a evasão escolar na EJA. Com essa estratégia, nós integramos alunos, professores e comunidade, para reforçar a importância do processo de aprendizagem”, explicou a gerente da Geja, Alina Bindá.

O público beneficiado teve acesso à assessoria jurídica nas áreas Civil e Penal, aferição de pressão, glicose, aplicação de vacinas, exames de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), além de tratamentos de estética e aula de dança.

Os serviços e espaços de lazer foram realizados nas salas de aulas e na quadra poliesportiva da unidade de ensino. A ação contou com mais de 50 alunos do 1º e 2 segmentos da EJA, além de uma média de 150 pais e comunitários.

“A sala de aula não precisa ser, necessariamente, aquele espaço de quatro paredes, onde tem carteira, professor e aluno. O trabalho do professor, dentro da Educação de Jovens e Adultos, é diferenciado. A gente tem que proporcionar um ambiente confiável, confortável, onde nós eliminemos a evasão escolar. E, essa sensibilização, essa motivação vem justamente para isso, para garantir que o aluno consiga gostar mais ainda de estar na escola, ter vontade de vir à  escola, mesmo após um dia duro de trabalho”, destacou a gestora da escola municipal Professora Francisca Pereira de Araújo, Alice Bozzetto.

Para a aluna Fabíola Silva, de 45 anos, da 8ª etapa da EJA, a ação foi positiva e incentiva mais os estudantes a seguirem firmes nos estudos. “Para mim, foi um momento que serviu para descontrair, interagir com os colegas, esquecer um pouco a rotina. Eu adorei, espero por momentos como esse, que são de grande importância para nós, da EJA”, frisou.

Texto – Emerson Santos/ Semed

Fotos – Matheus Perdiz/ Semed