Prefeitura de Manaus realiza formação Pro-Saeb para professores da rede municipal de ensino

06/03/2023 14h39

Com o tema “Currículo Escolar Municipal de Manaus e Matriz Saeb: tecnologias como estratégias de desenvolvimento de habilidades”, professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta segunda-feira, 6/3, da formação integrada Pro-Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de Língua Portuguesa, em tempo integral, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na avenida Maceió, nº260, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

No total, participaram aproximadamente 160 educadores da modalidade do encontro formativo do módulo I. Além disso, a mesma formação está sendo realizada para os professores do 5º ano em polos instalados nas setes Divisões Distritais Zonais (DDZ) da secretaria.

A ação faz parte do programa Educa+ Manaus, com o objetivo de melhorar os níveis de leitura e escrita dos estudantes, visando melhor desempenho nas avaliações internas e externas. O encontro formativo começa em março e vai até outubro, com total de oito módulos executados por formadores das Gerências de Formação Continuada (GFC) e Gerência de Tecnologias Educacionais (GTE) da Semed.

A chefe da DDPM, Inez Alcântara destacou o trabalho em conjunto, em que todos estão envolvidos para buscar a capacitação dos educadores, em prol de bons resultados dos alunos na prova do Saeb.

“Nós estamos iniciando o primeiro módulo, sendo exatamente uma ação do programa Educa+ Manaus. A formação é um componente essencial e importante para a continuidade com êxito deste programa. Nós ressaltamos aqui o apoio que temos, em especial da secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida. É um trabalho em conjunto, integrado e envolvendo toda secretaria para que o nosso objetivo no Saeb seja alcançado. Todos os esforços estão sendo dados, desde o nosso prefeito David Almeida, até aos professores”, finalizou.

De acordo com o professor de Língua Portuguesa, Fernando Magalhães da Silva, da escola municipal Francisca Pereira de Araújo, bairro Flores, zona Centro-Sul, o encontro só vem ajudar no seu trabalho pedagógico em sala de aula.

“Sobretudo, a gente leva daqui estratégia para trabalhar em sala de aula, mas seguindo um norte de uma orientação, porque sei que meus colegas também estarão realizando nas escolas a preparação com os alunos para essa avaliação. Vamos ter o material para trabalhar com os alunos, que pode ser editável e pode ser trabalhado de acordo com a realidade de cada série, de cada escola, de cada turno para facilitar o trabalho do professor”, contou.

Outra educadora que considerou importante a formação, foi a professora de Língua Portuguesa, Darlem Matos Torres, da escola municipal Dom Jackson Damasceno, bairro Jorge Teixeira, zona Leste. Para ela, as informações só vêm somar para seu conhecimento.

“A formação aqui na Semed é importante, porque nos mostra como vamos trabalhar em sala de aula com os alunos. Foram passadas as formas didáticas, nós vamos aplicar em sala, na qual vamos saber levar para os alunos essa sequência didática, todos os conteúdos e todas as explicações que estão dando aqui. Nós, como professoras, vamos mostrar como trabalhar isso, para que os alunos consigam fazer uma boa avaliação. Eu como professora tento explicar de uma forma simples esses conteúdos para que na prova não tenham dificuldades”, completou.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed