Prefeitura de Manaus realiza ciclo de formações para ajudar o desempenho dos alunos no Saeb 2023

08/03/2023 20h15

Ao longo deste ano, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai realizar uma série de formações integradas como parte das ações do Pró-Saeb para potencializar as estratégias do Programa Educa+Manaus, que começou no início do ano letivo. Esse processo será coordenado pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e organizado pela Gerência de Formação Continuada (GFC).

O primeiro módulo começou, nesta quarta-feira, 8/3, com cerca de 200 educadores da Rede Municipal de Ensino. Deste total, 90 foram professores do 5° ano do Ensino Fundamental, de unidades da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul. A formação foi na Escola Municipal José Carlos Martins Mestrinho e trabalhou o tema voltado à disciplina de língua portuguesa e as matrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023.

“Como é formação continuada, vamos trabalhar por módulos, no caso, oito na zona urbana e as formações são voltadas para o público do 5º ano de português e matemática e para o público do 6º ao 9º no ano, também de português e matemática. Sempre visando o processo de ensino e aprendizagem pró-Saeb. E as formações começaram no dia 06/03, na zona urbana, e segue até outubro”, explicou a chefe da DDPM, Inês Alcântara.

Também nesta quarta, foi trabalhado o módulo “Tecnologia como estratégias de desenvolvimento e habilidades” com professores do 6° ao 9° ano, que lecionam as disciplinas de artes, língua inglesa e ensino religioso. No total, participaram 50 educadores das DDZs Leste 2 e Sul.

O professor Jeferson Ayres, da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, da turma do 5º ano, turno vespertino, participou de uma dessas atividades. Segundo o docente, a formação de hoje foi diferenciada.

“Primeiro pelo conteúdo que estava sendo abordado, sobre as questões primárias do Saeb, do que consiste a avaliação. E essa formação é importante até para gente se apropriar dessas informações e ter subsídios quando a gente estiver trabalhando uma habilidade relacionada ao Saeb”, disse Jeferson.

Outra professora que participou da instrução foi Rosana Melo, docente de língua inglesa, do Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Senador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho.

“Olha, eu gostei bastante da formação, porque me abriu um novo olhar e aprendi muito assunto novo como a introdução da língua inglesa no Saeb, a questão da porcentagem, o peso da língua inglesa na avaliação, como que vai ser no Saeb. Então foi muito importante para meu crescimento, para eu ter um olhar melhor e para eu saber o que vai ser preciso eu focar mais com meus alunos até essa avaliação”, disse a docente.

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed