Prefeitura de Manaus realiza ‘7º Encontro de Professores de Ensino Religioso’ da Semed

31/05/2023 14h28

Com a temática “Místicas e espiritualidades na perspectiva do Currículo Escolar Municipal (CEM)“, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 31/5, o “7º Encontro de Professores de Ensino Religioso”, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento ocorreu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

O principal objetivo da ação é aprofundar os conhecimentos relativos à respectiva habilidade, presente no CEM, em relação ao componente curricular “ensino religioso”. Além disso, o encontro também foi propício para reconhecer e respeitar as práticas de comunicação com as diferentes manifestações e tradições religiosas, tendo como objetos de conhecimento a mística e a espiritualidade.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) preconiza que o ensino religioso é um aspecto integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurando o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil.

“Nesse encontro, os professores vão refletir a prática, trazemos informações mais inovadoras para compartilhar em sala de aula. E, a temática escolhida faz parte do currículo escolar municipal de Manaus. O ensino religioso é não confessional, significa que o educador não deve catequizar e evangelizar seus alunos, mas, sim, abranger a cultura religiosa. Então, na rede pública, essa matéria precisa respeitar as leis, como a Constituição Federal e a LDB”, esclareceu a  assessora pedagógica do componente Ensino Religioso na Divisão de Ensino Fundamental da Semed, Solange Oliveira.

Experiências

Para o formador de ensino religioso da DDPM, Giordano Cássio, a atividade possibilita o debate sobre as vivências e finalidade do respectivo componente curricular.

“Então, queremos que os professores tenham um conhecimento maior da temática.  Além disso, é preciso conhecer mais sobre a realidade amazônica, que é para trabalhar esse tema ‘Místicas e Espiritualidades’ aqui na nossa região. Por isso, é importante o debate da temática”, detalhou.

Relatos

Entre os envolvidos no evento, estava o professor de ensino religioso dos anos finais, Jussinildo Ferreira. O educador trabalha nas escolas municipais Professora Dulcenides dos Santos Dias, Colônia Terra Nova, zona Norte; e Pintor Leonardo da Vinci, Nova Esperança, zona Centro-Oeste.

“Esse sétimo encontro é fundamental para a gente refletir e pensar sobre nossa atuação em sala de aula. Mística e espiritualidade perpassam todas as dimensões da vida humana. Essa é uma das características fundamentais do ser humano. Como trabalhamos com adolescentes, essa temática nos ajuda a vivenciar um pouco mais da nossa vida humana. Porque sem essa espiritualidade e sem esse raciocínio, voltado para o transcendente, nos tornamos somente um ‘ser’ na terra. A formação continuada é fundamental para o fazer pedagógico na sala de aula”, disse o educador sobre as perspectivas sobre o evento.

Atividades

No encontro, também houve diversas oficinas temáticas, além de Reiki, terapia integrativa em que o reikiano (ou mestre) estende as mãos sob algumas partes do corpo para canalizar a energia vital universal, com o objetivo de equilibrar o corpo e a mente, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e aplicado no Sistema Único de Saúde (SUS) e Apometria, um conjunto de práticas pseudocientíficas de tratamento espiritual.

Texto – Andrew Ericles/ Semed

Fotos – Cleomir Santos/ Semed