Prefeitura de Manaus promove encontro ‘Transição Casa-Creche’ com pais do maternal 1

Por Prefeitura de Manaus

09/02/2023 16h00

Icone audio

O início das aulas nas creches da Prefeitura de Manaus marca o início da vida escolar dos estudantes. Por isso, a equipe da Gerência das Creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, nesta quinta-feira, 9/2, mais um encontro da ação “Transição Casa-Creche”, na creche municipal Maria Luiza da Conceição Silva, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. 

A ação iniciou na última segunda-feira, 6, e segue até o fim do mês de fevereiro em 20 creches municipais. A iniciativa é direcionada aos pais ou responsáveis dos alunos novatos, matriculados no maternal 1, que são orientados em relação aos aspectos: emocional, cognitivo, social e de contexto. 

Essa fase é caracterizada pelo processo de integração, por meio de estratégias que possam contribuir com o engajamento dos pais com os professores e outros profissionais da instituição.

De acordo com a gerente das creches da Semed, Wissilene Brandão, o momento é essencial para o estreitamento das relações entre as pessoas, bem como é a hora de escuta e planejamento para melhorar o processo educativo da criança.

“O encontro que a Semed promove tem todo o direcionamento para os processos transitórios. Isso reflete todo o cuidado do nosso prefeito David Almeida e da secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, com os nossos bebês. Nós orientamos os pais sobre esse processo inicial em creche e eles participam efetivamente, contribuindo para essa parceria”, declarou a gerente.

Percepções

Entre os envolvidos na atividade, está a técnica de Química e dona de casa Alessandra Ferreira, 38 anos, mãe do estudante recém-matriculado, Eduardo Ferreira, de 1 ano e 1 mês. A moradora do Jorge Teixeira, 3ª etapa, considerou o encontro muito positivo. 

“Estou surpresa e feliz com a receptividade. No início, mistura ansiedade. Ele é meu segundo filho, mas é minha primeira experiência em relação à creche e eu percebo que é um trabalho levado à sério. Aqui, tem uma equipe multidisciplinar, dando todo o suporte para o desenvolvimento da criança. A equipe daqui me traz total segurança”, disse.

Orientação

Nessa fase, os responsáveis pelos pequenos são orientados a criar vínculos com os demais adultos da unidade de ensino, onde a criança está matriculada, além de ser o momento de colaborar com o bem-estar do aluno. 

Entre as instruções ministradas no encontro, destacam-se: ficar tranquilo e transmitir segurança à criança; dizer palavras de incentivo; levar o estudante andando para entregá-lo à professora; não se esconder ou prometer que ficará por perto e evitar a oferta de alimentos, guloseimas, mamadeira ou chupeta.

Preparação

A unidade de ensino atende cerca de 160 crianças de 1 a 3 anos. No maternal 1, são 24 crianças matriculadas em duas turmas. A gestora Andrea Vale comentou sobre os preparativos para recepcionar os estudantes.

“Recebemos as mães novatas que estavam muito ansiosas e preocupadas porque essa é a primeira separação dos seus bebês. Mas procuramos dar segurança desde o início nas matrículas, acolhendo e tirando todas as dúvidas. Conversamos sobre as questões alimentares, afetivas e as professoras prepararam um ambiente de acolhimento. Tenho certeza de que os pais estão mais seguros em deixar suas crianças conosco”, explicou. 

A creche também conta com o apoio da enfermeira da Semed, Hillen Antunes, que realiza ações com intuito de proteger os estudantes. “Meu trabalho na creche é desenvolver a prevenção, verificamos a questão do ambiente, tanto das crianças, quanto a saúde dos nossos profissionais. Também orientamos as famílias na questão dos cuidados com saúde, alimentação e vacinação”, concluiu. 

— — —

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Paulo Teodósio / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjArvdd