Prefeitura de Manaus lança projeto-piloto ‘Documentando a Pedagogia da Infância’ no Cmei Francisco Pereira

17/04/2023 15h37

Com a ação “Cultura Escrita e Metodologias Ativas: iniciando o processo de alfabetização na linguagem da infância”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta segunda-feira, 17/4, o lançamento do projeto-piloto “Documentando a Pedagogia da Infância”, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Francisco Pereira, no bairro Cachoeirinha, zona Sul.  A iniciativa é organizada pela Divisão de Educação Infantil (DEI), pelo Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) e a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, resultado da parceria da Semed com o Centro Universitário Fametro.

A ação será desenvolvida na unidade de ensino, com sete turmas do 2° período (crianças de cinco anos), com os acadêmicos da Fametro. Eles vão potencializar as metodologias ativas, na imersão da criança na cultura escrita, com os pequenos aprendendo por meio das interações e brincadeiras.

Para a chefe da DEI, Cláudia Magalhães, o projeto é o resultado de todo o trabalho pedagógico da equipe da divisão para atender as crianças pequenas e, dessa forma, começar bem cedo o processo de ensino.

“Nós precisamos que os nossos professores e as nossas crianças sejam trabalhados para o mundo da leitura e da escrita, mas considerando a função social da escrita. Não é copiar letras, mas sim dar sentido às palavras, a vivência, que os professores estão necessitando de um apoio. A Semed tem abraçado a causa, e a gente tem avançado com as nossas crianças para que estejam protegidas, amparadas, conforme as diretrizes escolares para a educação infantil”, contou.

O gestor da Fametro da zona Sul, Alberto de Souza Bezerra, destacou a importância da parceria com a instituição de ensino, tanto para os universitários quanto para a secretaria.

“A parceria terá início com participação dos alunos dos cursos de Psicologia e Pedagogia numa perspectiva interdisciplinar. O projeto contribui para o ensino e aprendizagem, por meio do incentivo à leitura e à escrita. A realização de atividades lúdicas com as crianças contribuirá para o desenvolvimento cognitivo. Assim, a escola proporciona às crianças o aprendizado através das técnicas de metodologias ativas. A proposta foi de imediato aceita pelos alunos de Psicologia e Pedagogia, tendo em vista que além de contribuir para sua formação acadêmica, desperta nos alunos o compromisso em colocar em prática as teorias e conteúdos ministrados durante o curso de graduação”, ressaltou.

De acordo com a diretora do Cmei, Juciara Melo, quem vai ganhar com o desenvolvimento do projeto são as 418 crianças da unidade de ensino, que também receberam como brinde uma geladeira biblioteca, com material didático, do projeto “Descongele sua leitura” da Fametro.

“Nós estamos mostrando como é possível trabalhar essas metodologias ativas dentro do processo de alfabetização. Nossas crianças do segundo período serão contempladas com esse projeto. Eles estão recebendo a geloteca e os brinquedos recicláveis, os quais serão instrumentos facilitadores nesta introdução da alfabetização da escrita na educação infantil”, completou.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Mário Oliveira/ Semed