Prefeitura de Manaus inicia projeto Acompanhamento Familiar em mais uma estratégia do programa Educa+Manaus

25/03/2023 18h59

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou na manhã deste sábado, 25/3, o projeto Acompanhamento Familiar Circuito do Saber Pró-Saeb, no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, na rua dos Açaizeiros, bairro São José Operário, zona Leste. Essa ação piloto faz parte das cinco estratégias do programa Educa+Manaus , que busca elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na capital.

“O programa Educar+Manaus, lançado na gestão do prefeito David Almeida e da secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, vem para oportunizar e potencializar a aprendizagem dos estudantes. É muito importante a família estar na escola, entender o processo educacional e daí surgiu a ação acompanhamento familiar Pró-Saeb. Dessa forma, vamos estar juntos integrados e ter um ensino de boa qualidade”, disse o subsecretário de Gestão Educacional da pasta, Junior Mar.

Coordenada pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), da Semed, essa estratégia tem como meta incentivar a participação dos familiares de estudantes do 5°e 9° anos do ensino fundamental, com acompanhamento durante os dias letivos e atividades pedagógicas, físicas, artísticas, culturais e de cidadania.

“Nosso objetivo é integrar a família, o aluno, a comunidade em geral para que todas as ações voltadas à escola, sejam feitas realmente de forma positiva, onde a família se faça presente nesse processo de desenvolvimento integral do aluno. O evento é desenvolvido em forma de circuito proporcionando atividades tanto de cunho educacional como de esporte, lazer e cultura aos nossos estudantes. E para as famílias, teremos palestras motivacionais, rodas de conversa e ações sociais para integrar todos”, explicou o chefe da Dage, Luiz Oliveira.

A iniciativa será sempre aos sábados, de forma quinzenal, em uma escola polo por Divisão Distrital Zonal (DDZ) e unidades de ensino selecionadas no entorno. A Ideia é envolver 160 estudantes a cada edição (DDZ) e 2.240 estudantes no total, que apresentem um baixo rendimento escolar. Neste evento, além do Cime Artur Virgílio, participaram as escolas municipais João Dvries , Governador Plínio Ramos Coelho, Vicente Mendonça Junior e o Cime José Ademir de Oliveira.

Programação

A ação teve atividades de cunho lúdico, aulas diferenciadas de Português e Matemática, espaços de beleza e bem-estar, corte de cabelo, massagem, esmaltação e design de sobrancelhas, oficinas de bonecas, além de espaços kids com momentos recreativos para crianças de 3 a 5 anos. Já a parte de assistência social contou com agendamentos para emissão de Registro Geral (RG) e Certidão de Nascimento.

“Eu achei bem diferente do que vivencio diariamente na minha escola. Aqui, tivemos momentos de lazer, uma aula inovadora, a oportunidade de interagir com outros alunos, de aprender coisas bem interessantes, enfim eu adorei”, frisou a aluna Thatyanna Libório , estudante do 9º ano do Cime José Aldemir.

Outra beneficiada foi a balconista Beibiane Silva. A mãe da estudante Evelyn Silva, 14 anos, do 9º ano do Cime Artur Virgilio , foi agendar a emissão de RG e também usufruir os serviços de beleza.

“A ideia de reunir as famílias é interessante, porque de fato nós pais temos um papel fundamental na educação dos nossos filhos, pois temos que incentivar, orientar e cobrar também o desempenho escolar deles . Além disso, tivemos a oportunidade de ter acesso a serviços importantes como o da identidade. Então, só tenho a parabenizar a Prefeitura de Manaus e a Semed pela iniciativa”, frisou Beibiane.

Toda a ação contou com parceria das faculdades Fametro e Estácio, além da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Matheus Perdiz / Semed