‘Movimento Ninguém Fora da Escola’ da Prefeitura de Manaus conta com participação de mais de 8 mil alunos em 2023

24/03/2023 9h45

A Prefeitura de Manaus realizou, na noite desta quinta-feira, 23/3, o “Movimento Ninguém Fora da Escola” (Monifes), com o tema “Por que eu estou estudando”, e tem como intuito reduzir o índice de evasão escolar, no turno da noite. Em 2023, a ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai ser realizada em 63 unidades de ensino, que atendem a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), com participação, só no primeiro semestre, de 8.075 estudantes do 1º e 2º segmentos da EJA.

O Monifes, que ocorreu na escola municipal Vicente de Paula, no bairro Japiim, zona Sul, é uma ação semestral promovida pela Semed, por meio da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja), em parceria com as Divisões Distritais Zonais (DDZ).

“Neste ano, o Monifes vai ser em duas etapas, uma por semestre. Já iniciamos a primeira etapa com as escolas organizadas e preparadas para essa mobilização, a fim de reforçar a importância da presença e do aprendizado do estudante”, explicou a assessora pedagógica da Geja, Rosicleide da Cruz.

No primeiro semestre, a ação é realizada neste mês de março. Já a segunda fase será de 7 a 11 de agosto. Na Vicente de Paula, participaram 280 alunos do 1º  e 2º segmentos da EJA. Segundo a gestora da unidade, Maria Santana, o Monifes proporciona um momento de interação no ambiente escolar e incentiva os alunos nos estudos.

“O evento é importante, porque contribui para a integração no ambiente escolar, motiva os alunos para os estudos e uma melhor qualidade de vida, tornando a escola viva dentro da comunidade”, frisou a gestora da escola, Maria Santana.

Durante a programação, teve um momento cultural, exibição de vídeo sobre a escola, explanação sobre o tema do ano letivo de 2023 da rede municipal de ensino, dinâmica de integração com alunos , entre outras atividades.

Um dos alunos que participaram do Monifes foi Reinaldo Silva, do 1º segmento da EJA, e que voltou a estudar depois de sete anos.  Segundo ele, esse movimento faz diferença na vida dos estudantes da EJA.

“Eu acho de muita importância essa ação para nós que estamos voltando para a escola. Ajuda a motivar quem está na escola e outras pessoas a vir novamente. Estudar é necessário, porque, às vezes, a gente tem experiência das coisas que a gente sabe, coisas do dia a dia, mas não tem experiência de ler, de escrever, de compreender uma placa, por exemplo. Então, vamos ter mais eventos como esse, para refletirmos sobre o processo de aprendizagem “, disse Reinaldo.

Texto – Emerson Santos/ Semed

Fotos – Matheus Perdiz/ Semed