Mais de 240 mil estudantes da Prefeitura de Manaus retornam às aulas nas unidades de ensino da Semed

06/02/2023 15h18

Com saudade dos amigos e professores, material escolar na mochila, além do entusiasmo para aprender novos conteúdos, os 242.031 mil estudantes matriculados nas unidades de ensino da Prefeitura de Manaus retornaram às aulas nesta segunda-feira, 6/2. A temática “Educação: compromisso de todos potencializando a formação integral do ser humano” conduzirá as ações dos professores, pedagogos, gestores, assessores e estudantes durante o ano.

Em 2023, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) conta com 9.874 educadores. Deste total, 438 são professores que tomaram posse para o efetivo exercício na última quarta-feira, 1º/2. A rede municipal possui a capacidade para atender até o fim do ano letivo 298.099 estudantes, considerando as modalidades de Educação Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Ensino Fundamental, Educação Infantil, projetos multisseriado e itinerante.

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, a educação tem sido prioridade na atual gestão municipal, além disso enfatizou a integralidade das ações em prol do ensino e aprendizagem de qualidade.

“A gestão do prefeito David Almeida preza pela excelência em todas as áreas, na educação isso não é diferente. O dia de hoje marca um novo ciclo de muito trabalho e dedicação em prol dos nossos estudantes. Oferecer ensino de qualidade, por meio de práticas pedagógicas inovadoras, prédios escolares confortáveis e servidores valorizados é o nosso compromisso a fim de promovermos a formação integral dos nossos estudantes. Desejo a toda nossa comunidade escolar muito sucesso e empenho para fazermos do ano letivo 2023 o melhor ano da educação municipal”, esclareceu a secretária.

Expectativas

Os alunos estavam ansiosos e animados para o início das aulas no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lúcia Melo Ferreira Almeida, no bairro Novo Aleixo, zona Norte, responsável por atender cerca de 600 estudantes, na modalidade de educação integral, da Educação Infantil e do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.

A estudante do 5° ano Bella Carolina, 10, falou sobre as expectativas para este ano e também dos sonhos de profissão.

“Minha expectativa é criar novas amizades, estudar bastante, fazer várias tarefas e várias leituras com meus amigos. Estou bastante animada com o retorno às aulas, porque agora estou revendo meus amigos, que faz muito tempo que não via. A minha disciplina favorita é Ciências, porque quando eu crescer a minha profissão vai ser perita criminal e eu estou focando só nisso”, comentou Bella.

Educa+Manaus

O primeiro dia de aula foi marcado pelo início da Campanha “Educa+Manaus”, que será aplicada em 335 escolas da rede municipal. O programa tem objetivo de preparar 40 mil estudantes, das turmas de 5º e 9º ano, para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no último trimestre deste ano.

Segundo o gestor da unidade de ensino, Elbert Almeida, os profissionais da educação da unidade de ensino passaram por momentos de capacitação, para alcançar as metas em relação à avaliação do Saeb, por meio do Educa+Manaus.

“Nossos professores e toda equipe estão bastante empolgados para atingir todas as metas em relação ao Saeb. Os educadores participaram da formação na sede da Semed, onde receberam todas orientações sobre o projeto Educa+Manaus. Já nosso Cime, também foi sede do segundo dia da formação com todos professores das 62 escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Centro-Sul”, explicou o gestor.

Infraestrutura

O Cime Lúcia Almeida foi inaugurado em dezembro de 2021. O gestor Elbert Almeida relatou como a comunidade escolar tem observado os avanços da atual gestão, em relação à infraestrutura e logística dos prédios escolares.

“O prefeito David Almeida e a nossa secretária de Educação Dulce Almeida têm feito um excelente trabalho nos nossos prédios escolares. Aqui, estamos fazendo a conscientização das nossas crianças, e unindo tanto a escola quanto o estudante, para continuar e melhorar o sucesso que tivemos no ano de 2022”, detalhou Elbert.

Estratégias

Os educadores da Creche Municipal Ana Lopes Pereira, bairro Compensa 2, zona Centro-Oeste, que atende cerca de 180 crianças, passaram por momentos de orientação antes do início das aulas, conforme explica a pedagoga da unidade de ensino, Ellen Lobato.

“O ano escolar começa nas escolas municipais antes das atividades letivas com a Jornada Pedagógica, um momento muito importante para toda equipe. Então, gestores, professores e pedagogos se preparam para receber as crianças e os outros alunos de outros segmentos. É neste momento que organizamos as atividades iniciais para acolher essas crianças, que estão retornando às aulas”, ressaltou a pedagoga.

A professora Keite Cadete falou sobre o desafio que os educadores enfrentam na creche no início das aulas. “O principal desafio neste início do ano é adaptação, que é esse momento que a criança sai de casa e do seu convívio social para viver essa outra experiência da escola. Então, a gente faz preparação de material, brincadeiras e atividades lúdicas para que a criança tenha interesse em vir para escola”, concluiu.

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Lucas Levi / Semed