Estudantes da Prefeitura de Manaus participam da 18ª edição da Olimpíada de Matemática

30/05/2023 13h58

Mais de 50 mil estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, matriculados nas unidades de ensino da Prefeitura de Manaus, participaram, nesta terça-feira, 30/5, da primeira fase da 18ª edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Quase 140 escolas, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), estão envolvidas na ação. A prova contou com 20 questões de múltipla escolha.

A competição é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A iniciativa tem objetivo de identificar jovens talentos no componente curricular de matemática e incentivar o ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.

A coordenadora do programa Matemática Viva, na Semed, Giselle Souza, comentou que a expectativa é positiva para as próximas fases do concurso, pois a rede municipal de ensino tem revelado talentos nesse componente curricular.

“Nosso objetivo é mapear mais talentos nesse componente curricular de matemática, que é tão temido pelos alunos. Temos muitos alunos bons em habilidades para a área de Exatas. Os nossos estudantes, que estão medalhistas no momento, estão motivando os outros a gostarem. Essa competição abre as portas e oportunidades para quem se destaca. Nas edições anteriores, tivemos um número bem satisfatório de medalhistas”, afirmou a educadora.

A olimpíada ocorre em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma avaliação discursiva de seis questões. A divulgação dos aprovados será feita em 2 de agosto, com a realização da próxima fase, prevista para 7 de outubro. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos).

Talentos

Uma das participantes é a escola municipal Desembargador Oyama Ituassu, no bairro Santa Etelvina, zona Norte. A unidade de ensino tem sido destaque nas aplicações, conforme explica a gestora Luciana Oliveira.

“A Obmep é uma olimpíada que tem um valor especial para nossa escola. Participamos desde 2018. Em 2021, na 16ª edição, tivemos a honra da medalha de ouro do nosso estudante David Alexandre, que cursava o 7° ano, e mais 12 menções honrosas. A Obmep é um momento de expectativa. Assim, podemos ver o quanto a escola pública pode fazer a diferença na vida dos alunos”, destacou a educadora.

O estudante David Alexandre Silva, 14 anos, irá participar do Encontro de Medalhistas e Premiações da 16ª e 17ª Obmep, entre os dias 4 e 6 de junho deste ano, na cidade de Florianópolis (SC). Atualmente, como estudante do 9° ano, compartilhou que gostou da prova e está entusiasmado em conquistar mais uma medalha.

“Gostei dessa avaliação. Ganhar medalhas é muito significativo, porque é algo muito difícil. Me preparei para essa prova, estudando as provas anteriores da Obmep”, finalizou.

Texto – Andrew Ericles/ Semed

Fotos – Matheus Perdiz/ Semed