Escola municipal Jornalista Sabá Raposo é entregue revitalizada pela Prefeitura de Manaus

27/03/2023 18h18

O prefeito de Manaus, David Almeida, reinaugurou, na tarde desta segunda-feira, 27/3, a escola municipal Jornalista Sabá Raposo, localizada na rua Santa Mônica, no bairro Manoa, zona Norte da capital amazonense. Esta é a 5ª reinauguração de uma sequência de mais de 60 escolas, administradas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que serão entregues revitalizadas pela gestão municipal ainda no primeiro semestre deste ano.

Durante a solenidade, o chefe do Executivo municipal reforçou que as reformas fazem parte de um projeto de revitalização das estruturas educacionais e contribuem para oferecer melhores condições para alunos e professores.

“A nossa intenção é transformar esses alunos nos melhores alunos do Brasil. Nas próximas semanas, todo dia, nós estaremos entregando uma escola reformada, ampliada, ou uma creche construída na cidade de Manaus. Isso vai fazer com que nós possamos melhorar nossos ambientes educacionais e assim nós possamos então cobrar resultados, pedir um empenho, não somente dos professores, mas dos pais e alunos também, todos irão contribuir para que nós possamos assim obter os resultados esperados e eu tenho certeza que esses resultados esperados virão”, frisou Almeida.

A unidade de ensino recém-inaugurada possui capacidade de atendimento para 1,7 mil estudantes dos anos iniciais, finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No total, foram investidos R$ 1.910.000 para reforma completa do espaço. Toda a infraestrutura da escola foi modificada para qualificar o ensino e dar mais segurança para alunos e professores, como afirmou a titular da Semed, Dulce Almeida.

“Nós estaremos fazendo mais e melhor pela educação sempre. Essa escola, esse espaço reformado é o que essas crianças merecem, é o que a comunidade merece, sei que essa escola passou mais de 10 anos sem receber reforma, mas agora estamos entregando uma nova escola, com dignidade, com um centro de tecnologia, porque é isso que essas crianças merecem”, disse Dulce.

Na edificação, foram realizados reparos no sistema elétrico, hidráulico e telhado, além da substituição das luminárias, forro, louças, revestimentos, pintura em geral, execução de abrigo de gás, instalação de coifa na cozinha e ações de paisagismo.

A obra de revitalização durou cerca de quatro meses, de dezembro de 2022 a março de 2023. A unidade de ensino possui 17 salas de aulas e conta com estruturas de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcDs).

Agradecimento

Para o gestor da escola, Raimundo Solarte, a reforma foi fundamental para que ocorra uma melhora na qualidade de ensino. “Os pais das crianças que estudam aqui há muito tempo, os professores que já trabalham aqui há muito tempo, contam que essa reforma fez bastante diferença, que a escola está muito linda, e que isso motiva muito mais os professores a virem trabalhar, as crianças a virem estudar. Então, isso só vem contribuir, e o nosso sentimento, claro, é de gratidão”, comemorou.

O aluno do 8º ano, Eduardo William Brasil, 13, diz que agora poderá estudar em um espaço bonito e adequado para os estudantes, e que a reforma também valoriza o bairro. “Eu estudo aqui desde 2019, então essa reforma mudou muito a escola, as salas estão muito melhores agora, os banheiros, que não estavam bons, a quadra também está muito boa, e eu fico feliz porque gosto muito das aulas de educação física. Essa reforma com certeza representa muito para nós, alunos, mas também para o nosso bairro”, afirmou.

Texto – Beathriz Torres / Semcom e Divulgação / Semed

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom