Cmei Gonçalves Dias é palco de magia em mais uma ação do VIII Festival Olímpico da Educação Infantil

24/05/2023 14h46

Com a finalidade de desenvolver os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais dos estudantes, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 24/5, mais uma ação do VIII Festival Olímpico da Educação Infantil, desta vez no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Poeta Antônio Gonçalves Dias, no bairro Armando Mendes, zona Leste. Em 2023, o tema é “Jogando, brincando e interagindo no mundo da fantasia”.

As 485 crianças matriculadas na unidade de ensino puderam conhecer ainda mais sobre o universo de “Harry Potter”, que inspira o caráter lúdico do evento. Essa atividade pedagógica, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é coordenada pela Caravana da Educação Infantil.

A iniciativa desenvolve o trabalho psicomotor das crianças, conforme relatou a coordenadora do programa, Natalie Faria. “O festival deste ano está superando as expectativas e as escolas nos surpreendem cada vez mais. Pensamos com todo carinho no tema e quando vemos a ação nas escolas, ficamos encantados, em relação à criatividade, dedicação e carinho para realizar o festival”, completou.

A abertura do VIII Festival Olímpico da Educação Infantil  ocorreu na semana passada e a ação será realizada no decorrer dos meses de maio e junho, em mais de 135 unidades de ensino da educação infantil, primeira etapa da educação básica.

“Hogwarts” na Semed

O Cmei Gonçalves Dias se transformou na escola de magia e bruxaria de “Hogwarts”, castelo onde ocorrem as aulas e palco da maior parte da série. Tudo isso, para estimular nos estudantes a criatividade e imaginação. Vale ressaltar que o “brincar” é um dos eixos da educação infantil para o autoconhecimento das crianças.

De acordo com a gestora da unidade, Elisabeth Cunha, a atividade contribui para os alunos compreenderem o conceito do “Olimpismo”, que valoriza amizade, compreensão mútua e solidariedade.

“Estamos trabalhando coordenação motora e, principalmente, o espírito olímpico das crianças, como o companheirismo na sala de aula. Esse é um ótimo momento de recreação, além de desenvolver a amizade entre os próprios alunos”, detalha.

Os estudantes estavam caracterizados com viseiras, que tinham os símbolos do universo de Harry Potter, como o pomo de ouro e os óculos do personagem. As atividades lúdicas “Pulando as pedras no caminho”, circuito da vassoura, arco e flecha, chute e gol fizeram a alegria dos pequenos.

No pátio da unidade de ensino, estava o Castelo de “Hogwarts”, confeccionado pelos próprios alunos e abrilhantou ainda mais o evento, segundo a professora do 2° período, Socorro Cavalcante.

“Criamos o castelo e as crianças se envolveram nessa criação, porque se envolveram na ideia do imaginário, em participar dos jogos. Isso contribuiu bastante para o aprendizado deles, no momento em que estavam pintando o castelo. É muito importante valorizar o crescimento das crianças e eles têm muitas coisas boas para nos mostrar”, finalizou.

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed