Avaliações diagnósticas de alfabetização e do Pró-Saeb são aplicadas pela Prefeitura de Manaus a estudantes da rede municipal

16/02/2023 17h13

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aplicou nesta quinta-feira, 16/2, as avaliações diagnósticas de alfabetização e letramento matemático a 71.242 estudantes do 1° ao 3° ano do fundamental, e de preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com 34.466 alunos das turmas de 5º e 9º ano. O resultado vai ser divulgado na primeira quinzena do mês de março.

A iniciativa é coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, e tem objetivo de diagnosticar as habilidades em língua portuguesa (alfabetização) e matemática (letramento matemático), norteadas pelo Currículo Escolar Municipal e pelas matrizes de referência do Saeb.

Conforme a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, a intenção é observar os resultados e orientar, posteriormente, com intervenções pedagógicas em sala de aula.

“Essa avaliação diagnóstica é para que possamos sentir e observar como as crianças retornaram depois desse período de férias. Assim, começamos a tratar nossas ações a partir desse diagnóstico que estamos fazendo em nossas escolas municipais. Vamos sempre trabalhar bastante em prol da educação de excelência”, elucida a secretária.

Educa+Manaus

Lançado no início do mês de fevereiro, o programa Educa+Manaus é uma estratégia da Semed a fim de preparar 40 mil estudantes, das turmas de 5º e 9º ano, para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão realizadas no último trimestre deste ano. O respectivo trabalho pedagógico está sendo desenvolvido em 336 escolas municipais.

De acordo com o subsecretário de Gestão Educacional, professor Júnior Mar, o programa será fundamental para a rede municipal de ensino melhorar os índices de desenvolvimento da educação básica.

“O Educa+Manaus cria em rede as mesmas habilidades sendo trabalhadas na mesma semana e com as aulas 100% prontas, com slides editáveis, onde o professor pode enriquecer com as suas experiências. Temos um material com imagens, textos, ludicidade e vídeos. Ainda o 6°sexta para reforçar, simulado a cada 15 dias letivos, acompanhamento familiar também diferenciado para aproximar a família da escola e a nossa formação específica para professores do Saeb”, explicou o subsecretário.

Percepções

O exame foi aplicado na escola municipal Divino Pimenta Faleiros, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, que atende cerca de 1.300 estudantes entre educação infantil, anos iniciais e finais. O trabalho pedagógico da unidade de ensino será potencializado, por meio de estratégias, a fim proporcionar à comunidade o melhor ensino, conforme explica a gestora Lidia Mara.

“Nosso foco é a aprendizagem dos alunos. O programa Educa+Manaus da Semed tem nos ajudado em relação à sequência didática que é um material excelente para a gente trabalhar. Além do 6° tempo com os alunos. Nossa meta é alcançar os melhores índices dos anos iniciais e finais”, detalhou.

A estudante do 5° ano Giovanna Melissa, 10 anos, compartilhou sua opinião sobre o exame. “Estou achando legal, porque é muito importante passar de ano. Quero alegrar meus pais também. O professor tem paciência para ensinar como fazer a prova. A parte mais fácil da prova é português”, declarou a participante.

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Os testes são aplicados a cada dois anos na rede de ensino.

Texto – Andrew Éricles / Semed

Fotos – Salomão Jr / Semed