Alunos da escola municipal Firme na Fé participam de atividades do programa ‘Oca vai à escola’ da prefeitura

31/03/2023 14h21

Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Firme na Fé, localizada no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, participaram, nesta sexta-feira, 31/3, de várias atividades do programa “Oca vai à escola”, da Prefeitura de Manaus. A programação realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do projeto Ocas do Conhecimento Ambiental, é desenvolvida com encontros e oficinas na rede de ensino.

O programa conta com as parcerias das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Limpeza Urbana (Semulsp), do Instituto Soka Amazônia, Bombeiros Civis, Grupo Suçuarana e Grupo Grito Pela Vida.

O assessor pedagógico do Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Ewerton Nascimento, destacou o trabalho realizado pela secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, com a preocupação de levar às unidades de ensino, não somente a questão ambiental, mas outros assuntos relevantes para os alunos.

“Com essas palestras, as crianças terão oportunidade de estudar sobre vários temas, que vão ajudar na preservação do meio ambiente. Essa é a segunda edição do projeto com 14 atividades diferentes, contando com parceiros de instituições e secretarias, que estão colaborando para a aprendizagem dos alunos”, citou Nascimento.

A ação contou com diversas atividades como jogos de reciclagem, coleta seletiva, além de palestras temáticas e roda de conversas sobre prevenção ao Bullying e tráfico de pessoas. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar os envolvidos sobre a importância das questões ambientais, preservação da fauna e dos recursos hídricos, meio ambiente e cidadania, arborização e descarte correto de resíduos.

Com pouco mais de 800 alunos do 1º ao 5º ano, a diretora Rosely Lira, ficou feliz de ter recebido pela primeira vez o programa, pois só vem contribuir com trabalho pedagógico desenvolvido com os alunos nos dois turnos da escola.

“São temáticas importantes para a sociedade, e os diversos profissionais ajudam na formação social dos alunos, para torná-los cidadãos atuantes, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e do bem da coletividade. Dentro do nosso programa, trabalhamos planos, na qual precisamos sensibilizar diariamente nossas crianças sobre a consciência ambiental, manter a escola em ordem, além de aplicar esses conhecimentos em casa”, finalizou a diretora.

Para a aluna do 5º ano, Ana Gabriela Soares, 10, que participou de uma das rodas de conversa, foi um aprendizado muito bom e uma programação bem diferenciada para sair da rotina da escola.

“Aprendi muito com essa ação, foi muito divertido, nos ensinou muito sobre o meio ambiente e outras coisas. A importância do bullying é para que não aconteça nas escolas e em nenhum outro lugar. Vou levar para minha vida muitos ensinamentos como sobrevivência na mata, aprender a respeitar meus amigos, enfim essas coisas”, disse a aluna.

O projeto “Oca vai à escola” ocorre todas as sextas-feiras de cada mês. O próximo evento será no dia 28/4, na escola municipal Marly Garganta, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, com atendimento para os alunos do 6º ao 8º ano.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed