Prefeitura de Manaus realiza encerramento do projeto ‘Bem Viver Família AVA’

30/11/2022 15h20

Prefeitura de Manaus realiza encerramento do projeto ‘Bem Viver Família AVA’

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 30/11, o encerramento do projeto “Bem Viver Família André Vidal de Araújo (AVA)”, na Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) André Vidal, no conjunto Vila Amazonas, na zona Centro-Sul. Na ação, intitulada “Feira de mulheres empreendedoras”, as participantes do projeto expuseram e venderam artesanatos.

Além da exposição, a escola contou com a parceria das secretarias municipais de Saúde (Semsa), de Limpeza Pública (Semulsp), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Infraestrutura (Seminf), que levaram distribuição de mudas, os Garis da Alegria, aferição de pressão, entre outros serviços.

A gestora da unidade de ensino, Rocicleide Baima, conta que essas parcerias tornam a ação pedagógica mais forte dentro da escola. “Muito positiva essa parceria que envolve a comunidade e as mães. As próprias crianças estão sendo beneficiadas, aquelas mães que não têm acesso a esses atendimentos estão vindo até nós. Então, isso é maravilhoso, essa ação da prefeitura”, acrescenta a diretora.

Para a mãe da aluna Júlia Ribeiro, 11, a artesã Fabrícia Medeiros, que estava expondo, o projeto é fundamental para os pais que têm filhos com deficiência, porque seu tempo é dedicado quase que, de forma integral, à educação da criança, então ter, no espaço escolar, essas ações facilita muito a vida em geral.

“O projeto não só tem trazido para gente uma melhoria na vida financeira, mas também serve como uma terapia de fato, porque todas que participam desse projeto se ajudam, não só com novas dicas, novas formas de aprendizado, mas também naquele apoio diário. Todo dia é uma luta, é uma barreira diferente que a gente tem de enfrentar com nossos filhos, mas esse projeto vem, realmente, para aliviar mais a nossa carga como mãe de criança especial”, explica Fabrícia.

Projeto

Iniciado em março de 2022 na unidade de ensino, o objetivo do projeto “Bem Viver Família AVA” é incluir toda a família do estudante. Com diversas palestras e oficinas durante o ano, a ideia sempre foi a de melhorar a qualidade de vida de todos, como explica a responsável pelo projeto, Waslany Bittencourt.

“O nosso projeto abrange toda a comunidade escolar. As famílias, os alunos, os professores. Nas terças e quintas também, tivemos várias palestras, que aconteceram ao longo do ano, e hoje a culminância é a feira, a exposição de empreendedorismo feminino. São elas que estão expondo e vendendo os artesanatos que fizeram, também tem o brechó, tudo que elas vendem assim ao longo do ano”, completa Waslany.

Parceiros

Além da exposição, várias secretarias levaram ações, como a Seminf, que realizou uma ação de conscientização ambiental. Com a presença do Programa de Recuperação Ambiental e Requalificação Social e Urbanística do Igarapé do Mindu (UEP). De acordo com a superintendente do UEP, Luciana Santos, essa ação ocorre levando às escolas e às comunidades informações sobre educação ambiental.

“Nosso objetivo principal é a revitalização do igarapé do Mindu e, dentro desse projeto, nós temos a parceria de acompanhar de perto a comunidade. O projeto  tem 21 quilômetros de extensão, então passa por várias comunidades e, nesse tempo, a gente vem fazendo as ações para ficar mais próximo da comunidade, para saber do que a comunidade precisa para estar integrada efetivamente junto com suas necessidades”, finaliza Luciana.

Texto – Alexandre Abreu/ Semed
Fotos – Cleomir Santos/ Semed