Prefeitura de Manaus promove palestra a pais de alunos da educação especial da rede municipal

26/08/2021 18h07

Em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Manaus promoveu, nesta quinta-feira, 26/8, a palestra “Rede de Apoio à Família”, que teve como objetivo alcançar os pais ou responsáveis dos alunos da educação especial, para melhorar a qualidade de vida desses estudantes e o desenvolvimento do ensino, com o apoio do Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo (CMEE). A ação foi realizada no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, participou do encontro e destacou o trabalho fundamental realizado pelos profissionais de educação especial.

“Podemos ver que todos vocês se dedicam para desenvolver, da melhor forma possível, o aprendizado dessas crianças com deficiência. A prefeitura está de todas as formas trabalhando para melhorar o atendimento da educação especial, e por determinação do prefeito David Almeida, vamos conseguir entregar os anexos do complexo André Vidal em todas as zonas da cidade, para que sejam adequados a essas crianças e darmos assistência a todos os nossos alunos”, finalizou Pauderney.

A diretora do CMEE, Maria Reni Formiga, reforçou o apoio às famílias. “Nós estamos trazendo representações de escolas para justamente nos colocarmos à disposição deles, mas estamos preparando os pais para transmitir segurança ao público-alvo da educação especial”, afirmou a diretora, reforçando que a Semed realiza, periodicamente, formações voltadas aos profissionais que trabalham com alunos com deficiência em suas respectivas unidades educacionais.

Palestra

A palestrante convidada foi a psicóloga Gleny Soares, que discursou sobre ser mais uma oportunidade para levar a toda a rede, o conhecimento acerca das especificidades da educação especial, do atendimento educacional especializado, com objetivo de a educação ser inclusiva.

“Nosso trabalho é estar nos comunicando com os pais e estabelecendo um novo vínculo com eles para as aulas 100% presenciais e para os trabalhos presenciais. A escola, mesmo no período de pandemia, teve um trabalho importante na vida dessas crianças, levando educação e aprendizagem para eles. Então queremos dizer a todos os participantes que podem contar conosco nessa nova etapa”, disse Gleny Soares.

Para Geane Lira da Silva, mãe do estudante Victor Lucas, 6 anos, o evento é muito importante para evidenciar essa educação inclusiva, que deve ser de caráter universal e considerar as especificidades de cada estudante.

“A escola é essencial para o desenvolvimento da criança e nós sentimos na pele quando vimos que nosso filho não podia mais voltar à escola. A rede de apoio é muito importante, porque nos momentos em que nos sentimos mais perdidos, é ela que nos dá a direção para onde seguir”, enfatizou.

Texto – Ricardo Ramos / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed