Produtores inscritos no processo de fornecimento de alimentos para a merenda escolar apresentam propostas à prefeitura

25/05/2023 16h45

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta quinta-feira, 25/5, a abertura dos envelopes dos Grupos Formais de Agricultores e Empreendedores de base familiar rural que apresentaram propostas para fornecer alimento às unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O processo ocorreu na sede da Subsecretaria de Infraestrutura e Logística (Infralog) da pasta, na rua Anhanduí, nº 520, Galpão 3, bairro Flores, zona Centro-Sul, e contou com a presença das 35 cooperativas e associações inscritas.

Os critérios a serem obedecidos durante a conferência das documentações estão presentes no Edital de Chamada Pública nº 001/2023, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), nº 5.575, de 28 de abril.

Segundo o presidente da Comissão de Chamada Pública (CCP) da Semed, tenente William Dias, esse processo é importante porque garante aos estudantes da rede municipal de ensino alimentos naturais produzidos por grupos locais, gerando renda também.

“Inclusive, entre os gêneros que estão sendo pedidos neste Edital, está uma novidade, um pedido do nosso prefeito David Almeida, que é a pitaya com várias proteínas para contribuir significativamente com a alimentação das nossas crianças”, completou.

Como algumas dessas associações não possuem domínio de todos os trâmites para a participação no certame, eles contam com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem ao Cooperativismo (Sescoop/AM), da Federação dos Sindicatos das Cooperativas (Fecoop), representados pela analista de promoção social, Fernanda Barbosa Rodrigues.

“Damos apoio a abertura de novos negócios para as cooperativas e a Semed apresentou uma oportunidade para elas com esse edital, para que possam fornecer esse alimento das nossas crianças nas escolas. Estamos aqui para prestar apoio para as cooperativas com a parte burocrática e também um apoio moral”, acrescentou Fernanda.

Essa oportunidade é importante para os produtores rurais inscritos, como explica Josimar de Oliveira Peixoto, da Associação Comunitária de Agricultores Piscicultores e agroindústria de polpa de fruta da com São Sebastião II (Acrapacs).

“Estamos apresentando todos os produtos da chamada. Poder participar é um privilégio, porque conseguimos levar recursos para esse cidadão que trabalha no campo. Então é muito importante e a gente parabeniza a prefeitura por isso também”, finalizou.

Prazos

Após a apresentação dos documentos e do projeto de venda, os produtos oferecidos passarão por apresentação das amostras no prazo de até 5 dias úteis, a fim de que sejam analisadas por comissão constituída. O resultado da análise será publicado três dias após a apresentação das amostras.

Depois da aprovação, o contrato com a Semed tem vigência de 12 meses a partir da assinatura do contrato. O cronograma fica sob responsabilidade da Infralog, que precisa apresentar para a cooperativa com antecedência mínima de 15 dias, contando da primeira data de entrega.

Texto – Alexandre Abreu / Semed

Fotos – Mário Oliveira / Semed