Projeto que troca toras de madeira por tijolos está em desenvolvimento pela Prefeitura de Manaus

25/01/2023 14h16

Manaus está se tornando uma cidade mais limpa e sustentável. Por várias partes da capital, é possível encontrar equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realizando serviços como poda, que é o corte das árvores, gerando algumas toras de madeiras que acabam sendo descartadas no aterro sanitário. Pensando nisso, em 2021 foi criado pela gestão do prefeito David Almeida um projeto em que envolvesse a utilização dessas madeiras para algo econômico, que é a troca das toras de madeiras por tijolos.

O coordenador da Coleta Seletiva da Semulsp, Luiz Paz, disse que na sede existe uma caixa de 10 metros cúbicos que armazena as toras de madeira. Quando fica cheia, a caixa é repassada às olarias parceiras desse projeto, como a João de Barro. Segundo o coordenador, em um mês são distribuídas de quatro a cinco caixas, que serão utilizadas para a queima dos fornos das empresas de tijolos. “Essa parceria é fantástica, e nossa ideia é ampliar os serviços para darmos um destino final adequado a essas toras. O secretário da Semulsp, Sabá Reis, tem nos dado todo o apoio para continuarmos executando as parceiras”, afirmou.

Atualmente existem três lugares que recebem as toras de madeiras: o aterro sanitário, localizado no Km 19 da AM-010; o Microdistrito Industrial de Manaus (Dimicro), localizado no ramal do Brasileirinho, zona Leste; e a sede da Semulsp, localizada no bairro Compensa, zona Oeste.

Os tijolos são usados em obras ao redor da cidade. Essa troca traz vários benefícios, pois as toneladas de toras que seriam descartadas no aterro agora possuem um destino sustentável. Além disso, o projeto não tem custo algum e o investimento vai todo para as construções em Manaus.

Texto – Alex Melo / Semulsp

Fotos – Divulgação / Semulsp