Prefeito destaca importância da Zona Franca de Manaus para preservação da floresta amazônica durante a 308ª CAS

24/03/2023 20h44

O prefeito de Manaus, David Almeida, ressaltou, durante a 308ª reunião do Conselho Administrativo da Suframa (CAS), que a Zona França de Manaus (ZFM) é o maior projeto de preservação ambiental da história e o seu modelo deve ser protegido pelo Governo Federal. O evento, que contou com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, aconteceu no Centro de Convenções Vasco Vasquez, localizado na avenida Pedro Teixeira, zona Centro-Oeste da capital.

“A Zona Franca de Manaus é o maior projeto de preservação ambiental da história. Nós somos ambientalmente viáveis. O Polo Industrial de Manaus representa 1,35% do PIB brasileiro. Os impostos federais arrecadados na cidade de Manaus representam 42% de todos os impostos federais arrecadados no Norte do Brasil. Das 27 unidades da federação, somente 7 unidades são superavitárias em impostos federais. Para cada R$ 1 de incentivos fiscais para o Polo Industrial de Manaus, a Zona Franca de Manaus devolve aos cofres federais 1,30%”, enfatizou Almeida.

A reunião do CAS foi a primeira deste ano e a primeira presidida pelo MDIC desde a recriação da pasta. Entre os assuntos discutidos estavam a avaliação de 44 projetos industriais e de serviços, que estimam investimentos totais de cerca de R$ 1,5 bilhão e a geração de mais de 1.500 novos empregos na ZFM.

O chefe do Executivo municipal afirmou que a presença de Geraldo Alckmin na reunião só comprova o compromisso do Governo Federal em manter as vantagens competitivas da Zona Franca.

“Nós preservamos 97% da nossa floresta, nós somos o estado mais preservado e cada emprego dentro da Zona Franca, da Moto Honda, da Coca-Cola, da Samsung, representa exatamente isso, a preservação da floresta, e nós temos a contemplação na constituição federal das vantagens resguardadas para o Polo Industrial de Manaus. Nós pedimos a atenção do Brasil, e a presença do vice-presidente nessa oportunidade, demonstre exatamente isso, o respeito que ele tem por esse modelo de desenvolvimento, o maior modelo, o maior programa de preservação ambiental da história da humanidade”, afirmou David.

Estreante na reunião, o vice-presidente Geraldo Alckmin fez questão de visitar a exposição realizada no Centro de Convenções 7 e conhecer de perto alguns projetos presentes na Zona Franca de Manaus. Ele frisou a importância de se manter o investimento na Suframa, atingindo assim cinco estados.

“Contem conosco, pois nós, do Governo Federal, queremos daqui a quatro anos poder dizer que fizemos a diferença com a Suframa, com o Centro de Biotecnologia e em benefício da Amazônia e do Brasil. Tenho certeza que vamos poder, juntos, fazer mais e fazer melhor”, disse Alckmin.

Texto – Thiago Fernando / Semcom

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom