Prefeitura recebe prêmio por realização de etapa municipal e projetos na 4ª Mostra ‘Amazonas, Aqui Tem SUS’

Por Prefeitura de Manaus

27/04/2023 21h14

Icone audio

A Prefeitura de Manaus foi destaque no encerramento da 4ª Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS”, ao receber o prêmio de Município Inovador, pela realização da etapa municipal da iniciativa, e ter um dos trabalhos realizados por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) eleito o melhor da Região de Saúde de Manaus, Entorno e Alto Rio Negro. Ainda no evento, ocorreu a premiação da 1ª Mostra Amazonas do ImunizaSUS, na qual outra experiência desenvolvida pela Semsa foi eleita vencedora, que deve ser apresentada na etapa nacional.

A Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS”, coordenada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems/AM), ocorreu na terça e na quarta-feira, 25 e 26/4, no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, com o objetivo de valorizar iniciativas voltadas para aprimorar serviços ofertados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, recebeu o troféu de Município Inovador a Manaus pela realização da Mostra Municipal “Manaus, Aqui Tem SUS”, realizada no último dia 14 de abril. Ele fez questão de parabenizar os servidores envolvidos nos trabalhos apresentados e premiados, e enfatizou o apoio para que mais iniciativas da pasta participem dos circuitos coordenados pelo Cosems/AM e pelo seu correspondente nacional, o Conasems.

“Manaus vai continuar incentivando seus servidores, vai continuar apoiando, motivando e dando tudo aquilo que precisa para que, no ano que vem, todo servidor, todo gestor que tenha uma ideia a inscreva num projeto. Temos a Escola de Saúde Pública (Esap), que deu todo o apoio e vai dar no ano que vem, para que esses servidores tenham oportunidade de competir em nível de Estado e, quem sabe, se classificar em nível nacional”, afirmou.

Tecnologia e saúde

Na I Mostra ImunizaSUS, o trabalho da Semsa em desenvolver ferramentas de tecnologia para controle e acompanhamento do processo de imunização contra a Covid-19 foi escolhido como Melhor Experiência da Região de Saúde de Manaus, Entorno e Alto Rio Negro. A apresentação do trabalho, realizado pela Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI) em conjunto com a Gerência de Imunização, foi elaborada nas Oficinas Estaduais do Projeto ImunizaSUS.

O autor da experiência no ImunizaSUS e analista de sistemas do DTI, Rogério Carminé, lembrou os momentos críticos da pandemia antes da chegada da vacina, que por sua vez evidenciou a falta de ferramentas para gerenciar e acompanhar o processo de imunização.

“A gente não tinha uma ferramenta para acompanhar esse processo em nível de Manaus, e o sistema nacional não estava pronto ainda. A DTI, unindo esforços com a Divisão de Imunização, conseguiu desenvolver e implantar, em tempo recorde, um sistema para podermos ter registros de doses e informação em nível local para tomada de decisão”, relata.

Conforme Rogério, as ferramentas atualmente compõem o Sistema Municipal de Vacinação (SMV), e incluem o registro de vacinações, em postos de saúde e outros locais; Vacinômetro; um módulo de auditoria e transparência; e o certificado municipal de vacinação. O sistema, ele destaca, é ainda integrado à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). “Uma dose aplicada hoje em Manaus pode ser verificada nos sistemas e dashboards nacionais”, aponta.

O analista de sistemas se disse feliz pelo reconhecimento e pela oportunidade de compartilhar o trabalho das equipes da Semsa com outros servidores e órgãos da capital e interior.

“Ficamos felizes, estamos iniciando agora nesse caminho de divulgar mais o nosso trabalho e vamos nos esforçar para participar mais dessas mostras. Foi muito legal também ver a experiência das pessoas no interior, ver como eles, às vezes mesmo sem tecnologia, conseguem criar soluções simples e baratas com os poucos recursos que têm disponíveis. E ainda, embora tenhamos reforçado o aspecto tecnológico, o sucesso desse processo todo advém principalmente do fator humano, sem a parceria com a Divisão de Imunização e a Subsecretaria de Gestão da Saúde, não teríamos esses resultados”.

A experiência da DTI/Semsa vai representar a Semsa, a Prefeitura de Manaus e o Amazonas na Mostra Nacional do ImunizaSUS, dentro da programação do 37º Congresso Conasems, a ser realizado de 16 a 19/7, em Goiânia-GO. Ao todo, serão nove trabalhos do Amazonas exibidos no evento, cada um correspondente a uma Região de Saúde do Amazonas.

Agentes Indígenas

A pandemia de Covid-19 também está na origem do projeto da Semsa eleito o melhor da Região de Saúde de Manaus, Entorno e Alto Rio Negro, na Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS”. Intitulada “Agente Indígena de Saúde – Rede Viva do Distrito de Saúde Norte, em Manaus-AM”, a experiência apresentada no evento relata o trabalho de Agentes Indígenas de Saúde (AIS) para integrar ao SUS os povos indígenas que vivem no contexto urbano da capital, assegurando o acesso dessa população ao atendimento básico de saúde.

O agente indígena de saúde do Distrito de Saúde (Disa) Norte, Iranilson Militão Gabriel, conta que o trabalho iniciou com a proposta de promover o cadastro das populações indígenas no SUS com o início da pandemia de Covid-19, e acabou se ampliando.

“Nossa meta era tirar a população indígena da invisibilidade. Vimos o caos na pandemia, quando o Ministério da Saúde não conseguia ver essa população durante o colapso do sistema de saúde. Inicialmente a proposta era apenas fazer o cadastro dessas pessoas, mas vimos a necessidade de atender esse público, e fomos conseguindo levar vários profissionais e envolver toda a área da saúde nessa iniciativa. Hoje posso falar que o Sistema é Único, hoje temos uma voz para a população indígena”, conta.

Iranilson se diz feliz com o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por ele e por outros três AIS que integram a equipe do projeto. “Achei ótimo, foi uma experiência inovadora, fomos contemplados e conseguimos chegar a esse resultado. É um crescimento tanto profissional como dentro de Manaus, e queremos levar adiante para sermos visibilizados de forma nacional. É muito gratificante sair e representar uma equipe num evento tão importante e esperado, é um mérito para a gente”, declara.

Experiências

Além da “Agentes Indígenas de Saúde”, que foi inscrita por Aline Artini, foram escolhidas para representar a prefeitura na Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS”, as experiências “Projeto cuida(dor) saúde mental em cena através da educação permanente em saúde na USF Vila da Prata”, inscrita por Karla Ferreira de Lima; e “Concepção e construção do Glenda, o dashboard de atenção à gestante de Manaus-AM”, inscrito por Gleina Oliveira de Assis.

No total 89 propostas, inovadoras dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) concorrem a 10 vagas na etapa nacional “Brasil, Aqui tem SUS”, coordenada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), marcada para o mês de julho.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa