Prefeitura destaca importância do nutricionista para fortalecer a Atenção Primária à Saúde de Manaus

31/08/2022 19h28

Profissional responsável por garantir a qualidade dos alimentos que serão disponibilizados à população, tanto pelo setor privado quanto público, o nutricionista teve papel destacado pela Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta quarta-feira, 31/8, quando se comemora em todo o país o dia deste profissional.

A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Lia Ferreira, explicou que o trabalho dos nutricionistas é fundamental na promoção da Atenção Primária à Saúde (APS), executada pela Prefeitura de Manaus, e pode ser desenvolvido em diversos âmbitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O trabalho dos nutricionistas é fundamental na promoção da Atenção Primária à Saúde (APS), executada pela Prefeitura de Manaus, e pode ser desenvolvido em diversos âmbitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta quarta-feira, 31 de agosto, Dia do Nutricionista, a Semsa destaca o papel desses profissionais no fortalecimento da saúde da população.

A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da secretaria, a nutricionista Lia Ferreira, explicou que nas ações de segurança sanitária, esse profissional é responsável por garantir a qualidade dos alimentos que serão disponibilizados à população, tanto pelo setor privado quanto público.

“O nutricionista também pode atuar na gestão dos programas de alimentação e nutrição, que tem como objetivo a promoção da alimentação saudável da população, a vigilância alimentar e nutricional, dentre outras questões. Ele também é essencial na assistência quando o usuário apresenta condições da má nutrição, como obesidade, carências nutricionais e a desnutrição”, contou.

Ainda do que se refere à Atenção Primária, os nutricionistas contribuem com a qualificação da força de trabalho por meio da educação permanente para os profissionais de saúde da rede.

“Com essa capacitação, o nosso profissional vai estar apto pra realizar uma orientação alimentar para os usuários que estão presentes nas unidades de saúde. A gente reforça que a prescrição dietética, ou seja, de dietas, é privativa do nutricionista, mas qualquer profissional de saúde pode passar orientação alimentar para aquele usuário”, pontuou.

Esse profissional, ainda de acordo com Lia, é ainda mais necessário por conta do atual cenário epidemiológico presente em países em desenvolvimento, como o Brasil, com aumento de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes e hipertensão.

“O nutricionista torna-se essencial na melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população, além de estar contribuindo para a formação de uma rede integrada, resolutiva e humanizada”, finalizou.

Algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e policlínicas dispõem de nutricionistas para prestar atendimento à população. Os usuários podem buscar qualquer unidade de saúde perto da sua casa para ser orientado ou, dependendo da situação, encaminhado para buscar o serviço especializado dentro da rede do SUS.

Texto – Victor Cruz / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa