New York Times põe Manaus em lista mundial dos melhores destinos turísticos de 2023

12/01/2023 19h00

O jornal americano New York Times publicou, nesta quinta-feira, 12/1, os melhores destinos turísticos do mundo em 2023 e na relação encabeçada por Londres (Inglaterra), a capital amazonense Manaus aparece em 41° lugar, com destaque para a culinária.

Na menção à capital amazonense, o diário nova-iorquino sugere alguns restaurantes para o turista que decidir mergulhar na culinária de origem indígena, dentre eles, o “Mercado Adolpho Lisboa”, o “Banzeiro” e o “Biatuwi”.

“Manaus é um dos maiores destinos turísticos no Brasil. Aqui temos um dos maiores biomas e uma gastronomia exótica, que carrega uma identidade muito forte, além de afetividade, sabores e saberes oriundos da floresta amazônica”, comentou o prefeito de Manaus, em exercício, Marcos Rotta.

O artigo destaca: “restaurantes estrelados de São Paulo usam ingredientes amazônicos para parecerem exóticos, mas em Manaus pode-se saborear cabaças fumegantes de tacacá em barracas na frente do Teatro Amazonas, ou passar por garrafas plásticas de tucupi, o suco espremido da mandioca ralada, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, os ingredientes amazônicos são uma realidade.”.

Em sua introdução, a lista traz uma reflexão sobre a recuperação do setor turístico neste momento pós-pandêmico, e enfatiza o desejo dos turistas por experiências, levando em consideração custo-benefício e, ainda, o sentimento de exclusividade.

A diretora-presidente, em exercício, da Manauscult, Oreni Braga, avalia a publicação como muito positiva para a capital amazonense.

“Manaus desponta entre os 52 melhores destinos turísticos do mundo, considerado por um dos maiores jornais mundiais, que é o The New York Times. Ela é a única cidade do Norte e a única cidade brasileira que aparece nessa pesquisa. É claro que os Lençóis Maranhenses aparecem como atrativos, mas, como cidade, Manaus está apontada neste jornal como o melhor destino da gastronomia exótica do Brasil”, destaca.

Ranking

A sessão de viagens do New York Times traz, logo depois de Londres no primeiro lugar, os seguintes destinos em seu ranking: Morioka (Japão), Monument Valley (EUA), Kilmartin Glen (Escócia), Auckland (Nova Zelândia), Palm Springs (EUA), Kangaroo Island (Austrália), Vale do rio Vjosa (Albânia), Accra (Gana) e Tromso (Noruega). Outro local brasileiro mencionado, mas, por seu atrativo natural é o Maranhão (MA), com os Lençóis Maranhenses.

A notícia com a resenha completa das cinquenta e duas dicas de viagem pode ser conferida no link https://www.nytimes.com/interactive/2023/travel/52-places-travel-2023.html.

Texto – Emanuelle Baires / Manauscult

Fotos – Arquivo / Semcom

27.01.22 - Fotos aéreas de Manaus
22.01.22 - Fotos aéreas de Manaus
27.01.22 - Fotos aéreas de Manaus
A praça Dom Pedro II era conhecida originalmente como largo do Pelourinho, no período provincial, onde aconteciam as punições em ambiente público, uma vez que se situava nas imediações da cadeia.
22.01.22 - Fotos aéreas de Manaus