Semana do Quadrinho Nacional destaca artistas e quadrinistas amazonenses

30/01/2023 22h58

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), apoia a realização da 5ª edição da “Semana do Quadrinho Nacional de Manaus”, e neste terceiro dia de programação que celebra artistas brasileiros e suas obras, o evento contou com a palestra “Quem são os quadrinistas do Amazonas?”, comandada pela professora Darlene Pereira e a estudante Larissa Guerra. A ação é gratuita e ocorre na Biblioteca Pública do Amazonas, localizada na rua Barroso, 57, Centro.

Ao longo dos três dias, a “Semana do Quadrinho Nacional de Manaus”, teve um público rotativo de aproximadamente 320 visitantes.

“A Manauscult está apoiando mais uma vez a realização da Semana de Quadrinhos, evento que reuni diversos profissionais de quadrinhos não só da região Norte, mas de todo país. Nós temos essa missão de proporcionar aos artistas da nossa terra, essa troca de informações e intercâmbio de experiências e ajudar, através dessas atividades, no aprimoramento técnico e permitir o acesso dos leitores amazonenses ao trabalho de artistas nacionais consagrados”, disse o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

Realizado desde 2019, o evento foi idealizado em comemoração ao “Dia do Quadrinho Nacional”, celebrado nesta segunda-feira, 30/1. Na capital amazonense, a programação que iniciou no último sábado, 28/1, seguirá com a programação normal nos dias 4 e 5 de fevereiro.

Conforme o curador do evento, Evaldo Vasconcelos, a “Semana do Quadrinho Nacional” surgiu da ideia de ser uma ponte entre o público e os artistas locais com os artistas e editores do mercado nacional.

“Quando o evento surgiu era meramente uma feira. A partir do segundo ano, nós começamos a oferecer oficinas e palestras. No terceiro foi digital​,​ por conta da pandemia e no quarto ano o evento foi feito em vários locais. A parte central foi na biblioteca pública. Para este ano, trouxemos duas editoras: a Guará do Rio de Janeiro e a Zapata de São Paulo”, completou.

Um dos destaques do evento é o “Artists’ Alley”, uma feira de quadrinhos autorais que neste ano receberá artistas do Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e uma comitiva de artistas de Roraima.

Entre os palestrantes, um dos destaques é a quadrinista colombiana Sindy Infante, que ministrará a palestra, no próximo sábado, 4/2, a partir das 18h, “Cozinhando Elefantes, Processo criativo da HQ”. A autora é mestre em ilustração de livros infantis pela Cambridge School of Art, Inglaterra. Autora da história em quadrinhos Elefantes en el cuarto e Co Autora da HQ Recetario de sabores lejanos. Já ministrou palestras e workshops sobre ilustração, desenho e narrativa gráfica em Feiras do Livro e festivais em diferentes países como Chile, México, Noruega e Panamá.

A programação completa e mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site www.semanadoquadrinhomao.com e no Instagram (@semanadoquadrinho.mao).

4/2 – Sábado

15h – Palestra “Atômica e outros projetos”, o processo criativo de Sam Hart”.

18h – “Cozinhando Elefantes”, palestra sobre o processo criativo da quadrinista colombiana Sindy Elefante.

5/2 – Domingo

14h – Palestra “Política nos Quadrinhos”, com Helô D’Angelo.

15h – Palestra “O mercado internacional de Quadrinhos para artistas brasileiros”, de Sam Hart.

Texto – Flávia Moura/ Manauscult

Foto – Oliveira Júnior/ Manauscult