Segundo dia da 22ª Semana Nacional de Museus valoriza espaços culturais de Manaus

Por Prefeitura de Manaus

14/05/2024 15h55

Icone audio
22ª Semana Nacional de Museus
#paratodosverem – Público participando do segundo dia da 22ª Semana Nacional de Museus com a visitação de espaços culturais da cidade

A 22ª Semana Nacional de Museus, organizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), mantém seu compromisso em envolver e educar a população da cidade. No segundo dia de programação, realizado nesta terça-feira, 14/5, estudantes, visitantes e turistas foram atraídos para os emblemáticos espaços do casarão Thiago de Mello e do centro cultural Óscar Ramos, situados na rua Bernardo Ramos, no centro histórico da cidade.

“Estamos extremamente satisfeitos com a receptividade e o envolvimento do público nesta edição da 22ª Semana Nacional de Museus em Manaus. Eventos como este demonstram o compromisso da atual gestão para fortalecer a cultura, o turismo e a história da nossa cidade, enriquecendo significativamente a vida dos manauaras”, enfatizou o diretor-presidente da Manauscult, Reginei Rodrigues.

A palestra, seguida por uma visita guiada, foi ministrada pela professora de história María Socorro Lino. Com uma trajetória acadêmica notável, a professora possui licenciatura em história e mestrado pela Universidade de Lomé, no Togo, África, o que a capacitou para oferecer uma perspectiva única sobre a interconexão histórica entre Manaus e outros continentes.

“A passagem do tempo é algo surpreendente, não é? Lembro-me de quando fiz parte da equipe que ergueu estas pedras que tornam a rua Bernardo Ramos única em nossa cidade, lá em 2002, há 22 anos. E agora, participar da 22ª Semana dos Museus é como se a vida me dissesse que isso também faz parte da minha própria história. É uma experiência magnífica trabalhar aqui e receber essas pessoas, vê-las interessadas no que estou compartilhando. Sem dúvida alguma, é uma experiência magnífica para mim”, expressou a professora, com lágrimas nos olhos.

Legado

Após a palestra sobre a vida e obra das personalidades que dão nome a estes espaços culturais, os participantes tiveram a oportunidade única de explorar o casarão Thiago de Mello e o centro cultural Óscar Ramos, por meio de visitas guiadas conduzidas pela própria professora, que relembrou o legado deixado por eles às gerações atuais e futuras.

Para a estudante de turismo Lauriane Sahdo, de 27 anos, esta manhã foi de muito aprendizado nos espaços culturais, sendo motivação para seguir a área de sua formação. Ela disse que vai fazer o possível para comparecer em todos os dias da Semana Nacional de Museus.

“A palestra foi especialmente interessante, destacando como a visita é importante para os alunos. Como futura profissional do turismo, é inspirador ver o interesse da galera enquanto exploram o campo. Já conhecia o local, mas hoje, ao mergulhar mais profundamente no acervo do museu, entendi ainda mais sua relevância para a cultura e história do nosso estado”, relatou a jovem.

Próximo destino

Nesta quarta-feira, 15/5, das 14h às 16h, a programação será no Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), localizado na avenida 7 de Setembro, no Centro. O espaço sediará uma palestra com a professora Márcia Raquel Guimarães, abordando o tema “Educação Patrimonial – Turismo e logradouros: novos olhares para a valorização patrimonial”.

Esta é mais uma oportunidade de explorar novas perspectivas sobre a valorização do patrimônio cultural durante a 22ª Semana Nacional de Museus em diversas cidades brasileiras, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), parte integrante do Ministério da Cultura (MinC), em celebração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio.

— — —

Texto – Samira El kebbe/Manauscult

Fotos – Oliveira Júnior/Manauscult