Prefeitura oferece oficina da profissão de DJ pelo Edital Manaus Faz Cultura

17/02/2023 18h48

A oficina Profissão de DJ, incentivada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), está sendo realizada pelo DJ Tubarão, até este sábado, 18/2, no Palacete Provincial, no Centro, zona Sul da cidade.

Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, essas oficinas de formação do Edital Manaus Faz Cultura têm a função de colaborar no processo de iniciação artística dos novos talentos de nossa cidade. “O trabalho do DJ Tubarão no meio musical é um dos mais expressivos de Manaus. Além de um artista preparado, é um dos mais talentosos multiartistas do Amazonas”, pontuou.

Uma turma de 25 alunos está tendo aulas teóricas e práticas sobre os vários estilos musicais que cunharam a cultura da dance music, hip-hop, e todos os beats que compõem o mix musical dos disc-jóqueis (DJs). Na oficina, durante todos os dias teve a participação do DJ MTL Psycho – um dos DJs mais experientes de Manaus.

O vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, visitou uma aula da oficina, na quinta-feira, dia 16. “Esta é mais uma das muitas oficinas de qualidade e diversidade artística que o prefeito David Almeida criou e está revolucionando a cultura, por meio da Manauscult e Concultura”.

O professor e reconhecido artista amazonense, DJ Tubarão, comentou sobre a importância das oficinas para as artes. “Acho super importante ter recursos para passar adiante os conhecimentos e estimular a cadeia produtiva das artes, e os editais são uma grande oportunidade pública e democrática de realizar ações de forma digna”, disse o DJ, destacando que, daqui há uma duas semanas, irá realizar um evento em uma casa de show no Centro, com todos os alunos para apresentações musicais deles e DJs convidados.

Um veterano das artes, Giba Fon, Gilberto Ferraz da Fonseca, multiartista, conta que participa da oficina para se manter a par das novas estéticas e tecnologia musical. “Sou um cancioneiro popular, um jovem de 72 anos, e circulo pela bossa-nova, MPB, rock, blues, e sei que é um trabalho importante que o Tubarão realiza e leva o conhecimento a muitos jovens, e eu que estou ligado no Big Boy, no Rio de Janeiro, fazendo uma linha do tempo tecnológica e de estilos até chegar aqui”, relatou.

A estudante de programação de dados, Larissa Ingrid, 21 anos, cunhou o nome artístico de Asa. “Eu estou aqui, o Tubarão divulgou nas redes sociais e eu vim procurando conhecimento na área, porque curto muito o som de DJ. Eu já estou planejando comprar uma controladora, para treinar, e quem sabe, futuramente, eu tocar em parceria com ele”, revelou.

Programa

O programa “Manaus Faz Cultura” está em seu segundo ano de execução, e realiza nesta temporada 60 oficinas distribuídas em todas as zonas da capital amazonense, e oferece a cada projeto contemplado R$ 20 mil, e objetiva que cada artista multiplique seus conhecimentos e forme novos artistas.

Texto – Cristóvão Nonato / Concultura

Foto – Fábio Simões / Concultura