Prefeitura estimula literatura indígena em comunidade Kokama na área rural de Manaus

27/02/2023 15h04

A comunidade indígena do povo Kokama, Nova Esperança, no ramal do Brasileirinho, bairro do Puraquequara, zona Leste, recebeu neste fim de semana, uma oficina literária da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura). A programação ocorreu no período de 11, 12, 25 e 26/2.

O projeto, contemplado pelo edital Manaus Faz Cultura da prefeitura, visa resgatar e transmitir para as novas gerações os costumes e cultura do povo Kokama. Durante a 2ª edição da oficina “Segurando o Céu: a literatura indígena como um ato de resistência”, que encerrou no domingo, dia 26, 80 indígenas moradores e vizinhos participaram das aulas e atividades.

Segundo a vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga, mais uma vez a prefeitura trabalha dando vez e voz à diversidade. “A literatura é uma ferramenta de afirmação de identidade. A oficina vem contribuir para a disseminação teórica das etnias e tradições”.

O edital Manaus Faz Cultura é uma ação que forma, gera renda e estimula os novos talentos. “É uma iniciativa de caráter social e humano que aproxima o poder público municipal das comunidades, contribuindo para gerar oportunidades de trabalho para os artistas, ao mesmo tempo, em que qualifica os talentos jovens, estimulando as habilidades criativas”, explicou o presidente do Concultura, Tenório Telles.

Para o diretor de Cultura do Concultura, Carlos Guedelha, a ação comprova a importância da gestão municipal de expandir para todas as zonas da cidade o incentivo à cultura. “Estamos com essas ações e projetos em especial, apoiando, valorizando e dando maior visibilidade à cultura indígena”, ressaltou.

Criadora do projeto, a professora indígena Jaderline Costa explicou que as oficinas contemplaram duas turmas de 40 pessoas que tiveram a oportunidade de se aprofundarem na cultura Kokama durante as quatro oficinas que foram realizadas. “Nós antes não tínhamos essa visibilidade, e quando surgiu esta oportunidade a gente abraçou, porque a prefeitura nos deu esse olhar, para nós indígenas, essa população dos povos originários, por isso foi importante participar deste projeto”, afirmou.

O edital Manaus Faz Cultura está inserido no Sistema de Gestão de Metas (SGM) da Prefeitura de Manaus, no item Programa de Trabalho Incentivo à Cultura, atendendo aos compromissos de campanha do prefeito David Almeida, no Plano de Governo, nos itens 248 – Aproximar a arte e cultura dos bairros em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Bem como, nos compromissos registrados pelo Portal G1 (17): Criar o programa “Cultura Itinerante”. Entre as ações estão realizar oficinas de arte nas comunidades e a busca de novos talentos.

Texto – Cristóvão Nonato / Concultura e Thiago Fernando / Semcom

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom