Interessados em participar do concurso ‘Prêmios Literários Cidade de Manaus 2023’ têm até o dia 31 de março para efetuar inscrição

07/03/2023 17h58

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultural, Turismo e Eventos (Manauscult), alerta para o prazo de inscrição da 12ª edição dos Prêmios Literários Cidade de Manaus 2023, aberto até o dia 31 de março. A menos de um mês para o encerramento das inscrições, até o momento, 109 candidatos já garantiram participação no concurso.

A edição de 2023, lançada pela vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga, e pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles, no dia 15/2, está com todo o processo de inscrição on-line, pelo endereço https://concultura.manaus.am.gov.br/premio-literario.

No total, são 10 categorias, com abrangência nacional, totalizando 10 prêmios no valor de R$ 8 mil, respectivamente, além da impressão das obras vencedoras. Em cada uma das categorias, só haverá concurso se inscritos, pelo menos, dois trabalhos concorrentes. A publicação dos vencedores será feita no dia 11 de julho de 2023, no Diário Oficial do Município (DOM) e no endereço eletrônico do Concultura.

Para a vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga, os Prêmios Literários vêm revolucionando a cidade de Manaus. “Não só no sentido de fortalecer os grandes escritores, mas também fazer com que a sociedade possa reconhecer que a leitura é importante para a formação do capital intelectual das crianças e dos jovens. Então, os Prêmios Literários, além de trazer tudo isso, ele ainda fortalece os nossos escritores”, reforçou.

O presidente do Concultura, Tenório Telles, ressaltou que esta ação tem como objetivo, promover a literatura e incentivar os escritores, principalmente, os locais. “É uma ação da Prefeitura de Manaus para fomentar as atividades literárias em nossa cidade. É um importante incentivo para todo aquele que se dedica ao cultivo da palavra escrita. O prêmio é hoje um dos mais importantes do Brasil e projeta a cidade de Manaus no circuito dos concursos literários nacionais”, destacou.

O fomento busca, também, incentivar a participação de novos talentos e valorizar os escritores amazonenses em sua própria casa, para que não precisem recorrer a outros Estados, como, por exemplo, o poeta Luiz Bacellar, com sua conhecida obra “Frauta de Barro”, que precisou vencer o prêmio Olavo Bilac, da Prefeitura do Rio de Janeiro, em 1959, que teve como jurados Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, para ganhar projeção nacional.

Abrangência

O concurso é destinado a premiar, anualmente, obras inéditas de autores brasileiros. O concurso é um dos mais destacados do país e, além de ajudar a estimular os talentos literários, promove e insere a cidade de Manaus no calendário literário nacional.

Os “Prêmios Literários Cidade de Manaus” se consolidam como um dos mais importantes do país, colaborando para promover a arte da palavra em nossa cidade, colocando em destaque a literatura, os escritores e o incentivo à leitura. Este ano, o prefeito David Almeida sancionou a Lei 2.960, de 5/10/22, que trouxe alterações importantes, unificando as categorias, e que aumentou a premiação para R$ 8 mil, a todos os vencedores, assegurando ainda a publicação impressa das obras vencedoras, dando visibilidade aos livros e reconhecimento ao escritor.

Categorias

O novo formato envolve as seguintes categorias: prêmio Álvaro Maia (romance ou novela), prêmio Arthur Engrácio (contos), prêmio Péricles Moraes (crônicas), prêmio Violeta Branca Menescal (poesia), prêmio Samuel Benchimol (ensaio), prêmio Áureo Nonato (memória e jornalismo literário), prêmio Alfredo Fernandes (literatura infantojuvenil), prêmio Álvaro Braga (livro de teatro), prêmio Mário Ypiranga Monteiro (ensaio de tradições populares) e o prêmio Djalma Batista (temática amazônica).

Prazos

O prazo de inscrição vai até o dia 31/3, por meio do link: https://concultura.manaus.am.gov.br/premio-literario. A análise das obras pela comissão julgadora será no período de 10/4 a 7/7, e a publicação dos resultados com as dez obras vencedoras, acontecerá no dia 11/7, no Diário Oficial do Município (DOM), com reprodução no portal da Manauscult e Concultura.

Texto – Emanuelle Baires / Manauscult

Foto – Antônio Pereira / Arquivo Semcom