Prefeitura de Manaus promove sensibilização contra a hanseníase no Porto da Ceasa e entorno

30/01/2023 19h55

A Prefeitura de Manaus promoveu mais uma ação de sensibilização contra a hanseníase, como parte das ações da campanha Janeiro Roxo, na manhã desta segunda-feira, 30/1, desta vez no Porto da Ceasa e no seu entorno, na zona Leste. A programação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também contemplou moradores da Vila da Felicidade, localizada ao lado do porto.

A chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase da Semsa, Ingrid Santos, ressaltou que as ações relacionadas à doença foram intensificadas durante todo o mês de janeiro, em todas as zonas da cidade, mas o trabalho continua sendo realizado durante o ano inteiro.

“Ao longo de todo este mês temos promovido ações em todos os distritos da cidade para esclarecer a população sobre a hanseníase, ressaltando que a doença tem cura e que diante de qualquer suspeita a pessoa procure o serviço de saúde. Nosso objetivo é evitar que o usuário tenha diagnóstico tardio e acabe por desenvolver sequelas, que podem ser graves e irreversíveis”, explica.

A técnica responsável pelo programa de hanseníase do Distrito de Saúde (Disa) Leste, Rosana Pontes, contou que a ação na Ceasa foi realizada junto de profissionais de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Luiza do Carmo.

“Nós caminhamos pelas ruas da região e pela feira do porto da Ceasa, distribuindo material informativo e explicando à população sobre a doença, para incentivar o autocuidado e que os usuários procurem uma unidade básica caso apresentem algum sinal da doença”, contou.

Rosana reforçou ainda que o diagnóstico precoce da hanseníase evita sequelas e o tratamento gratuito, ofertados nas unidades da Semsa, quebra a cadeia de transmissão logo após ser iniciado. Além do trabalho educativo, na USF Luiza do Carmo, foram oferecidos exames dermatoneurológicos e consultas dermatológicas para os casos suspeitos da doença e de outras dermatoses.

Texto e foto – Divulgação / Semsa