Prefeitura realiza palestra em alusão ao Dia Nacional da Paz do Trânsito

20/04/2023 16h41

Em alusão ao Dia Nacional da Paz no Trânsito, celebrado no dia 21 de abril, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta quinta-feira, 20/4, uma ação educativa com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância de um trânsito seguro e responsável. O projeto “Trânsito na Escola” foi apresentado aos alunos e professores da escola municipal Thomás Meirelles, no bairro Petrópolis, zona Sul da cidade.

“A educação de trânsito é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Por meio de atividades educativas, é possível ensinar aos alunos as regras de trânsito, os cuidados que devem ser tomados ao atravessar a rua, a forma correta de utilizar a bicicleta, entre outros aspectos importantes”, disse Rineida Liege, educadora de trânsito do IMMU.

A equipe do instituto orientou os alunos, por intermédio de atividades lúdicas e jogos pedagógicos, sobre os itens obrigatórios dos veículos como o cinto de segurança, equipamentos dos ciclistas, equipamentos de segurança da motocicleta, além da vivência na faixa de pedestre.

Dia Nacional da Paz no Trânsito

O Dia Nacional da Paz no Trânsito é uma data que tem como objetivo conscientizar a população sobre os perigos e a importância de se adotar comportamentos seguros no trânsito. Para colaborar com medidas positivas e prevenir acidentes, a prefeitura criou o projeto Trânsito na Escola que tem um papel fundamental para sensibilizar os alunos e, consequentemente, seus familiares e a sociedade em geral sobre a importância da segurança no trânsito.

“É importante ressaltar que o trânsito é um espaço público e, como tal, é responsabilidade de todos zelar pela segurança e evitar comportamentos que possam colocar a vida em risco. Por isso, é fundamental que os alunos sejam educados desde cedo para se tornarem cidadãos conscientes e responsáveis no trânsito”, encerrou Liege.

O IMMU realiza essas palestras em escolas, empresas, igrejas, clubes e diversos outros locais, e são ministradas pelos educadores de trânsito. A Divisão de Educação do IMMU está com agenda aberta para atender toda a comunidade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (92) 98855-1488 ou, ainda, pelo e-mail immu.educacao@gmail.com.

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU