Prefeitura promove palestra em escola com o objetivo de abordar a educação no trânsito para as crianças

09/03/2023 16h51

Transformar vidas por meio da educação no trânsito é a proposta da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que levou na manhã desta quinta-feira, 9/3, palestras educativas sobre regras básicas de segurança no trânsito para alunos e professores da Escola Municipal Raimunda Barroso Ramires, no conjunto Ouro Verde, bairro Coroado, zona Leste da cidade.

“Essa ação tem como objetivo conscientizar as crianças desde cedo sobre a importância de seguir as leis de trânsito, respeitar os pedestres e garantir a segurança nas vias públicas. Com o apoio dos educadores, os alunos puderam aprender sobre a importância de utilizar equipamentos de segurança e a maneira correta de fazer a travessia segura na faixa de pedestre, utilizando o ‘Sinal da Vida’, que é o ato de levantar a mão para realizar passagem”, disse a educadora de trânsito do IMMU, Rineida Liege.

As palestras fazem parte do “Projeto Trânsito na Escola” que aborda ações educativas de trânsito como campanhas de conscientização em ruas e avenidas, distribuição de panfletos informativos e ações em redes sociais. As atividades também desempenham a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Ao aprenderem a respeitar as leis de trânsito desde cedo, crianças e adolescentes se tornam adultos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios do trânsito.

“É importante que todos os envolvidos no trânsito, desde os condutores até os pedestres, compreendam a importância de seguir as normas de trânsito e respeitar o próximo, para que possamos ter um trânsito mais seguro e menos violento”, finalizou Liege.

O IMMU realiza essas palestras em escolas, empresas, igrejas, clubes e diversos outros locais, e são ministradas pelos educadores de trânsito. A Divisão de Educação do IMMU está com agenda aberta para atender toda a comunidade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (92) 98855-1488 ou, ainda, pelo e-mail immu.educacao@gmail.com.

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Foto – Divulgação / IMMU