Prefeitura leva palestra sobre trânsito seguro em ação do movimento Maio Amarelo

27/05/2023 12h32

Como parte das ações da programação do movimento Maio Amarelo, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu neste sábado, 27/5, uma palestra de educação para o trânsito destinada a uma empresa privada especializada em transporte de passageiros, localizada na zona Oeste da cidade. O evento reuniu profissionais e educadores de trânsito, e teve como objetivo principal a conscientização sobre segurança viária.

No encontro, um agente de trânsito, abordou temas essenciais como legislação de trânsito, direção defensiva e procedimentos adequados em casos de sinistro de trânsito. O foco foi oferecer informações para garantir a segurança dos passageiros e do motorista, e promover a mobilidade urbana responsável.

“Nossa meta é capacitar e educar os motoristas para que se tornem mais prudentes e conscientes. Sabemos que a educação é um fator determinante para a mudança de comportamento no trânsito. Estamos empenhados em proporcionar essa formação para que possamos garantir um trânsito mais seguro para todos”, disse Mesquita Júnior.

As ações aplicadas pelo o IMMU para a promoção do trânsito seguro e sem acidentes, já somam mais de 40 atividades realizadas durante todo o mês de maio pelos profissionais do setor de educação.

Para o motorista, José Paulo, as ações da Prefeitura de Manaus que buscam orientar e conscientizar os profissionais do trânsito, tem importância e impacto para colaborar no trânsito seguro.

“Sou motorista há mais de 20 anos, e vejo todos os dias que precisamos pensar em práticas como essas para transformarmos esse trânsito. Não podemos mais conviver com pessoas que utilizam o volante para prejudicar vidas”, disse José.

A Prefeitura de Manaus vai ampliar a educação de trânsito para os motoristas da cidade. O objetivo é que, por meio de ações educativas e de conscientização, ocorra uma diminuição significativa no número de acidentes de trânsito.

O Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, criada para chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A iniciativa busca conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres para a prevenção de acidentes e a promoção de um trânsito mais seguro.

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU