Prefeitura de Manaus reforça conscientização sobre combate à hanseníase com caminhada na zona Leste

13/01/2023 15h40

A Prefeitura de Manaus realizou, na manhã desta sexta-feira, 13/1, uma grande caminhada na zona Leste com intuito de reforçar as ações da campanha Janeiro Roxo, que busca sensibilizar a sociedade sobre a prevenção, controle e tratamento contra a hanseníase. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a mobilização percorreu a avenida Mirra, do bairro Jorge Teixeira, até a Unidade de Saúde da Família (USF) Doutor José Avelino Pereira.

A chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase da Semsa, Ingrid Santos, destacou que a população precisa estar atenta aos sinais e sintomas da doença, e deve buscar qualquer unidade básica de saúde em casos suspeitos para realização do exame de pele e teste de sensibilidade.

“É preciso que as pessoas verifiquem se o seu corpo possui alguma alteração na pele ou nos nervos, se surgiram manchas brancas, marrons ou vermelhas, que podem estar dormentes ou parcialmente dormentes, ou sente formigamentos, cãibras e perda de sensibilidade em alguma parte do corpo. Esses são alguns sintomas que podem indicar para hanseníase, mas só o profissional de saúde poderá confirmar ou descartar esse diagnóstico, e dar todas as orientações para o usuário, mesmo que seja outra dermatose”, disse.

Ingrid destacou que a população precisa acabar com o estigma que ainda existe em relação à doença, pois o paciente diagnosticado deixa de transmitir a doença no momento em que inicia o tratamento, ou seja, não precisa ser isolado do convívio social e familiar.

Conforme a diretora do Distrito de Saúde (Disa) Leste, Rosângela Castro, a caminhada do Janeiro Roxo contou com a participação de grupos missionários e de idosos, profissionais de saúde e demais membros da comunidade. Durante a ação, foi feita a entrega de material informativo e orientação ao público nas ruas.

“Essa abordagem que estamos fazendo é a sensibilização da sociedade para levar informações sobre a doença e acabar com o preconceito. A iniciativa da prefeitura de mobilizar os usuários é para que eles venham até nossas unidades quando tiverem alguma suspeita da doença, e isso pode ser feito ao longo de todo o ano, de janeiro a janeiro”, afirmou.

Valcylene Souza, moradora do bairro Jorge Teixeira e presidente do Conselho Local de Saúde, disse que reconhece a importância do envolvimento de toda a sociedade no combate à doença.

“É um prazer enorme nós estarmos aqui fazendo a quarta caminhada relacionada ao trabalho de conscientização sobre a hanseníase. Nós temos que nos cuidar, qualquer mancha que surgir no corpo, tem que averiguar”, incentivou.

Texto – Victor Cruz / Semsa
Fotos – Elienai Emanuel / Semsa