Prefeitura de Manaus promove festa alusiva ao ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’

04/04/2023 19h47

A Prefeitura de Manaus, por meio do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), promoveu, nesta terça-feira, 4/4, uma festa alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no último domingo, 2/4. A unidade é gerenciada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). A ação aconteceu na sede do órgão multidisciplinar, na rua 18, Alvorada 2, zona Centro-Oeste.

O evento contou com a presença de pais, crianças e jovens autistas, e teve como objetivo principal celebrar a diversidade e inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de proporcionar momentos de descontração e interação entre as famílias.

“É um dia especial que nós estamos celebrando hoje, com muita alegria, porque a gestão do prefeito David quer cuidar bem das pessoas. Aqui temos um espaço bem cuidado, com crianças felizes, bem cuidadas, enfim, estamos todos de parabéns. Estou muito feliz por tudo que estou vendo aqui, muito feliz por poder contribuir com a felicidade dessas crianças”, afirmou Eduardo Lucas, secretário da Semasc.

Durante a festa, os participantes puderam desfrutar de diversas atividades recreativas, como brincadeiras, oficinas de artes, danças e jogos, adaptadas às necessidades específicas de cada indivíduo autista.

Alexandre Mascarenhas, diretor do Eamaar, destacou a importância do evento que vinha sendo organizado há um ano.

“Esse evento está virando marca da nossa prefeitura. As mães comparecem debaixo de chuva ou sol porque as crianças amam o ambiente. E a gente quer mostrar para a sociedade que essas crianças só precisam de um cuidado diferenciado, regular o som ou a quantidade de lugares fechados e lugares abertos, para que elas possam brincar e se sentir felizes. O nosso trabalho é inserir essas crianças dentro da nossa sociedade, com dignidade, respeito e amor”, ressaltou.

Durante o evento, as famílias aproveitaram a programação e elogiaram o atendimento no espaço. É o caso da Zila Urquiza, que tem um filho de 11 anos, autista não verbal.

“Meu filho faz acompanhamento há oito anos aqui no Eamaar. É um espaço muito bom, o nosso diretor é um homem muito humano, porque ele corre mesmo atrás das coisas para gente e para eles, né?! Então é muito bom, eu só tenho a agradecer a Deus em primeiro lugar e a vocês que estão dando essa força pra gente”, relatou.

Além dela, Kelly Nascimento, de 37 anos, que frequenta o Eamaar há cerca de um ano com o filho, que tem três anos, também falou sobre a importância do evento.

“É a primeira vez que estou em um evento do Eamaar. Agradeço a Deus por espaço que acolheu o meu filho com todo amor e carinho”, relatou emocionada.

Atualmente, a unidade realiza em torno de 350 a 400 atendimentos por dia. O Eamaar possui cinco salas de atendimento, área de lazer com quadra poliesportiva, piscina, playground além de consultório odontológico e clínico. O espaço conta com psicólogos, pediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, odontólogos, pediatras, assistentes sociais e profissionais de educação física adaptada. Conta ainda com profissionais de educação como psicopedagogos, pedagogos e professores de educação especial.

Sobre o autismo

O autismo é uma síndrome caracterizada por dificuldades na comunicação, na socialização e no comportamento, e faz com que a pessoa apresente algumas características específicas, como na fala e no ato de expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio a outros indivíduos e pouco contato visual, além de padrões e movimentos repetitivos.

Texto – Jackeline Lima / Semasc

Fotos – João Viana / Semcom