Prefeitura de Manaus promove ‘1ª Oficina de Prevenção às Drogas’ nas escolas municipais

17/03/2023 18h12

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a 1ª Oficina de Prevenção às Drogas, nesta sexta-feira, 17/3, para estudantes da rede municipal de ensino, com o tema “Escolho dizer Não”.

De março a junho, em que acontece a “Semana Municipal de Prevenção às Drogas nas Escolas”, vão ser realizadas atividades em dez unidades de ensino, beneficiando um total de 2,4 mil alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental.

Segundo a assessora técnica e coordenadora do Programa Municipal Saúde Escolar, da Semed, Lourdes Souza, as oficinas têm o papel de orientar e conscientizar os jovens sobre o mal causado pelo uso de drogas.

“A Semed trabalha com prevenção às drogas em parceria com o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), Polícia Civil, Polícia Federal e outras instituições. Essas oficinas são para sensibilizar os estudantes e fazer com que a escola seja um fator de proteção. Nesse sentido, o aluno tem que ter cuidado pela vida dele, com as tarefas escolares, com o posicionamento em casa e com respeito pela família e pela sociedade”, completou.

Aprendizado

Na comunidade Nossa Senhora das Graças, área ribeirinha, 165 alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental, da escola municipal José Sobreira do Nascimento, participaram da oficina. Para a estudante do 9º ano, Amanda de Lira Lobo, 14 anos, esse foi um momento de muito aprendizado e reflexão.

“Em primeiro lugar, eu aprendi muito sobre isso, que não devemos usar esse tipo de coisa, porque traz muita maldade e morte para a nossa vida. Eu aprendi também que, se você usa, leva sua vida para uma perdição. Se alguém oferecer esse tipo de coisa pra mim, vou dizer não”, comentou.

Palestra

Um dos parceiros da Semed, o Proerd, foi responsável pelas palestras com os alunos. O subtenente Caetano afirmou sobre a importância do encontro para os alunos da comunidade ribeirinha.

“É muito importante a parceria da Polícia Militar com a Semed, principalmente nas escolas ribeirinhas que são um pouco mais distantes da capital. A equipe do Proerd se deslocou para dar esse apoio, esse suporte na escola para tratar das questões que perturbam a nossa juventude como violência, consumo de tráfico de drogas, prostituição, entre outros. Nós queremos com a nossa presença na escola, além de dar uma segurança mais efetiva, trazer algumas atividades educacionais de prevenção às drogas e à violência”, completou.

Importante ressaltar que as oficinas fazem parte do Programa Saúde Escolar, desenvolvido pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), com o apoio do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi).

A atividade conta com parceria da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e instituições de ensino superior.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed