Escola da zona Oeste promove ação contra o bullying para alunos da rede municipal

14/04/2023 14h05

A mobilização dos estudantes da escola municipal Desembargador Cândido Honório Ferreira, da Prefeitura de Manaus, no bairro Alvorada, proporcionou um momento com palestras e reflexão sobre a prevenção e o combate ao bullying escolar, nesta sexta-feira, 14/4. A ação ocorre pela manhã e tarde com estudantes de 1º ao 5º ano.

Os estudantes puderam, além da roda de conversa em sala de aula, ter contato com assessores do Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp) Oeste, um serviço criado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para combater a evasão escolar e com trabalho preventivo de visitas às escolas e famílias.

Segundo o gestor da unidade, José Francisco da Silva, a iniciativa foi de professores do 5º ano que, em sala de aula, ouviram as preocupações dos alunos com o tema.

“Todos os dias falamos sobre isso, mas, hoje, especificamente, estamos fazendo essa ação, porque todas as escolas estão sensíveis. Então nós, aqui do Alvorada, damos essa contribuição, uma contrapartida, já que os pais também ficam preocupados e uma das coisas importantes é fazer a sensibilização”, acrescentou.

Uma das estudantes que participaram da mobilização foi Isabella Cavalcante, do 5º ano. Ela conta que, como o bullying é algo muito presente nas escolas, ela e os colegas se organizaram para realizar essa ação.

“A gente conversa bastante sobre o tema, principalmente quando as pessoas têm deficiência ou dificuldade de alguma coisa. Nós fazemos a campanha e, depois disso, é só colocar tudo em prática”, completou.

Palestras

Apesar da solicitação dos estudantes, a forma de alcançar os jovens tem que ser direta. Por esse motivo, a assessora do Cemasp e psicopedagoga Marilene Gomes preparou  a apresentação com materiais dinâmicos, como vídeos, por exemplo.

“A palestra fala de forma criativa sobre duas temáticas: ‘o que é o bullying na escola’ e o ‘cyberbullying nas redes sociais’. A palestra foi uma iniciativa da escola a pedidos realmente dos estudantes e é uma iniciativa maravilhosa, porque culmina com a aprendizagem dos alunos, dos professores”, concluiu.

—- —

Texto – Alexandre Abreu/ Semed