Ouvidoria municipal integra simpósio nacional sobre transformação digital

27/11/2020 18h56

A Ouvidoria Municipal da Prefeitura de Manaus, departamento da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), integrou nesta sexta-feira, 27/11, o IV Simpósio Nacional de Ouvidorias, com o tema “A (re)construção das ouvidorias frente à administração pública digital e dinâmica”. O evento teve a participação de dez integrantes e foi transmitido pelo YouTube, no canal Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-Amazonas).

27.11.2020 IV Simpósio Nacional de Ouvidorias

“Desde que assumimos a Ouvidoria Municipal, missão que nos foi dada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, temos buscado atender ao cidadão da melhor forma possível, para que ele se sinta ouvido e acolhido. Participar de um evento assim nos permite expandir horizontes de conhecimento e entender as realidades, inclusive de outras ouvidorias, proporcionando uma troca de experiências e a modernização no nosso processo”, destacou a secretária da Semcom, Kellen Lopes, sobre o trabalho de excelência que a Ouvidoria tem realizado neste período de pandemia do novo coronavírus.

O evento, transmitido pelo TCE-AM, teve o intuito de engrandecer o fortalecimento das Ouvidorias nacionais, discutindo seus papéis nos temas da transformação digital no momento pandêmico. Entre os assuntos discutidos no encontro, o diretor da Ouvidoria, Agnaldo Monteiro, que representou o evento, comentou sobre a realidade do município.

“Desde que a Ouvidoria foi assumida pela Secretaria Municipal de Comunicação se buscou, imediatamente, uniformizar o atendimento e informatizar os procedimentos. É importante dizer que essa participação nesse evento fortalece a união entre as ouvidorias nacionais e a troca de informações tão importantes para o dia a dia de quem trabalha na ouvidoria, e irá implementar as melhorias para os cidadãos”, avaliou Agnaldo.

Ouvidoria municipal

A Prefeitura de Manaus, com a implantação do novo sistema de assistência ao cidadão, o Departamento de Ouvidoria Municipal, ligado à Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), passou a centralizar o atendimento à população por meio de um serviço 0800.

Desde julho de 2020, a Ouvidoria atendeu mais de 3.000 usuários, de forma digital, com resposta e atendimento imediato à sociedade manauara, aproximando a prefeitura das demandas, e possibilitando a elaboração de políticas públicas com maior eficiência.

Texto – Maryane Maia / Semcom

Fotos – Ingrid Anne / Semcom