Comunicação da Prefeitura de Manaus é tema de estudo apresentado em congresso nacional

18/10/2019 10h48

A evolução no uso das mídias para dar mais transparência às ações e serviços da Prefeitura de Manaus, sobretudo no âmbito jornalístico, é tema de um artigo científico publicado nos anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), divulgado nesta quinta-feira, 17/10. O estudo é um recorte inicial de uma pesquisa de mestrado em andamento sobre o papel da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), apresentado em setembro em Belém (PA).

“A comunicação muda e avança todos os dias e temos acompanhado essa evolução, seja nas mídias digitais ou nas tradicionais. A ideia é que a prefeitura tenha a efetiva participação dos cidadãos, como nos determina o prefeito Arthur Virgílio Neto, que sempre conversa com as pessoas e com a imprensa. Então, esse estudo nos brinda com a chance de sermos referência para outras cidades e para a própria população no quesito prestação de contas e transparência pública”, avaliou o secretário Municipal de Comunicação, Eric Gamboa.

Realizado e apresentado pelo jornalista e professor Rômulo Araújo, mestrando em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com orientação da professora Maria Izabel de Medeiros Valle, o trabalho intitulado “De Assessoria Multimídia à Fonte Oficial – Um Breve Panorama de Estratégias de Produção Jornalística da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus” apresenta um balanço comparativo dos últimos três anos – a partir das Mensagens Governamentais enviadas à Câmara Municipal – sobre divulgação de políticas públicas aos cidadãos.

“Considero esse estudo importante por tratar de comunicação pública e na Amazônia, no momento em que ela é agenda mundial e também em que seus habitantes despertam para a consciência da importância estratégica dessa região para o mundo e a comunicação tem essa função importante, divulgar a necessidade de um desenvolvimento sustentável e, sobretudo, municiar a sociedade de informações para que sintam interesse em participar da gestão pública”, disse Rômulo, que também é servidor da Semcom e professor universitário.

Apresentado ao Grupo de Pesquisa (GP) “Políticas e Estratégias de Comunicação”, o artigo apresenta números e crescimento no uso de várias plataformas para escoar as produções jornalísticas do poder executivo municipal. Ao todo, foram 45 artigos, de todo país, inscritos nesse GP, divididos em quatro sessões, em dois dias.

O artigo, que está publicado e acessível nos anais da Intercom, mostra uma mudança na rotina dos assessores de comunicação e imprensa, cita o crescimento do trabalho por parte da Semcom, como a maior produção de textos e o uso de variadas mídias. Além disso, também cita importantes passos dados pela comunicação pública nos últimos três anos, como a modernização do portal da prefeitura, o resgate do brasão oficial da cidade, o reconhecimento como órgão público mais lembrado e a implantação de uma web rádio.

Intercom

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) acontece desde 1977 e reúne, tradicionalmente, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. No evento, são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros.

A cidade-sede muda a cada ano e é escolhida pelos sócios da Intercom, em votação realizada no ano anterior. Em 2019, o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação foi realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), de 2 a 7 de setembro, e teve como tema “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”.

Foto – Divulgação