Prefeitura promove atualização em pré-natal para profissionais de saúde da zona Oeste

15/05/2023 15h49

Profissionais da rede municipal de saúde da zona Oeste participam da segunda etapa do curso de Atualização em Pré-Natal realizado pela Prefeitura de Manaus, nesta segunda-feira, 15/5, no auditório do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, no bairro da Paz. A ação de educação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e faz parte de uma programação iniciada em abril, com a proposta de alcançar enfermeiros e médicos dos cinco Distritos da pasta.

A atividade no Disa Oeste foi a segunda do curso de atualização voltada aos profissionais do Distrito, e reuniu médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF), além de residentes da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), conforme a enfermeira obstetra Gerda Coelho, técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, que coordena a ação educativa.

“Ao final desse ciclo de cursos, teremos treinado 200 profissionais, dentre médicos e enfermeiros. Nosso objetivo é alinhar nossos profissionais e nossa rede com as últimas inovações e manuais expedidos pelo Ministério da Saúde, que em 2022 lançou um novo manual de gestação de alto risco. Com isso, visamos melhorar e qualificar a assistência às gestantes e puérperas, que são atendidas pela rede de atenção básica em Manaus”, afirma.

Uma das participantes da formação foi a enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) Lindalva Damasceno, Talynne Soares. Ela destacou a importância da ação de educação para o aprimoramento da atenção a mães e futuras mães na rede municipal de saúde, do pré-natal, que inclui exames, consultas e avaliações com enfermeiros e médicos, até o puerpério, período de 45 dias após o parto.

“Grande parte dos nossos atendimentos na atenção básica é para grávidas, e é preciso atualizar os protocolos voltados a esse público, porque as evidências científicas mudam com os anos. Com a atualização em pré-natal, a gente consegue ter uma assistência mais qualificada para as gestantes”, aponta.

Formação

No curso promovido pela Semsa, os participantes recebem conteúdos e atualizações acerca dos temas “Fluxos do pré-natal”, “Estratificação de risco”, “Manejo das intercorrências e complicações na gestação: SHEG (Síndrome Hipertensiva Específica da Gestação), DMG (Diabetes Mellitus Gestacional) e ITU (Infecções do Trato Urinário)”, “Interpretação de exames”, “Sífilis na gestação” e “Exame físico”.

O médico residente em Medicina da Família e Comunidade da Semsa, Ícaro Zurra, foi um dos facilitadores do curso e repassou aos participantes informações sobre o manejo da sífilis na gestação, em geral identificada durante os exames de pré-natal do primeiro trimestre de gravidez.

“Se diagnosticada a doença, iniciamos um tratamento e investigamos mais para saber, por exemplo, se houve uma sífilis tratada anteriormente, e seguimos de acordo com os resultados da paciente. No curso, indicamos como fazer essa investigação e buscar o melhor tratamento, inclusive tentando incluir nessa investigação e no tratamento o parceiro ou parceira, fixo ou que more com a gestante”.

Agenda

A turma desta segunda-feira foi a penúltima do curso de atualização em pré-natal promovido pela Semsa. Com ela, a segunda etapa da iniciativa já alcança médicos e enfermeiros dos Distritos Norte, Sul, Leste e Oeste da Semsa.

A agenda do ciclo de treinamentos se encerra com mais uma turma voltada a profissionais da atenção básica do Disa Rural, na sexta-feira, 19/5, nas dependências da Maternidade Ana Braga.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Graziela Praia / Semsa