Prefeitura oferece cursos voltados ao segmento do audiovisual no edital Manaus Faz Cultura

11/04/2023 18h45

A Prefeitura de Manaus disponibilizou aos jovens e trabalhadores da cultura, nos meses de março e abril, sete oficinas para o segmento artístico do audiovisual, em todas as zonas da cidade, por meio dos contemplados no edital Manaus Faz Cultura, administrado pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), órgão consultivo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, ressaltou que a gestão do prefeito David Almeida está comprometida com a produção cultural nas periferias da cidade.

“Com o edital Manaus Faz Cultura estamos possibilitando oficinas e cursos gratuitos para jovens e adolescentes com foco na produção audiovisual. Importante também lembrar que ainda estamos recebendo inscrições, até o dia 30/4, para o Manaus Faz Cultura 3, um investimento total de R$ 2 milhões na cadeia produtiva cultural da cidade de Manaus”, ressaltou o diretor-presidente.

Estão sendo formados mais de 300 alunos em seus múltiplos setores como roteiro, dramatização, iluminação, sonorização e produção, com oficineiros qualificados e profissionais reconhecidos em suas áreas, afirmou o presidente do Concultura, Tenório Telles.

“Algumas oficinas ainda têm vagas em aberto, como as de roteiro e direção, e formação de ator, não só no segmento do audiovisual, até o mês de junho. Essas ações contribuem para formar uma nova geração de talentos para este importante setor da economia criativa da indústria cultural”, informou Telles.

Audiovisual

O diretor e roteirista de cinema, Bernardo Ale Abinader, tem oito anos de experiência no setor, e foi proponente do curso de roteiro e direção para cinema. Teve mais de 60 inscritos e fechou a primeira turma em 30 alunos que compareceram nos cinco sábados de formação.

Todos apresentaram no final do curso um projeto cada, e, ao final, serão selecionados os cinco melhores que vão receber uma consultoria, e que poderão concorrer aos editais a serem lançados, como o edital Paulo Gustavo e outros da Prefeitura de Manaus.

Ele teve seu último curta “O Barco e o Rio” premiado no festival de Gramado, levando cinco prêmios. “Na oficina trouxemos cinco profissionais fundamentais numa produção: direção de arte, produção, direção de fotografia, direção de elenco, direção de som, todos necessários para construção de um projeto de audiovisual”, explicou Abinader.

A produtora audiovisual, Luny Tota, com dois anos de atuação em Manaus, como assistente de direção e direção de arte, está vivendo profissionalmente há um ano de produções de videoclipes de artistas da nova geração.

“Nossa maior dificuldade ainda é a capacitação para poder realizar as histórias dos nossos talentos, com a qualidade necessária, e poder receber o mérito de nossos talentosíssimos artistas”.

Desde o mês de março as oficinas estão se desenvolvendo em todas zonas da cidade, como a de “Jovens Produtores”, realizada no Morro da Liberdade, pelo proponente, Felipe Maia de Souza.

A oficina de cinema “Olhar Indígena”, realizada por Diogo Ferreira, no bairro Parque das Tribos. No bairro Rio Piorini, foi realizada a oficina “Cinema de Escola: Sons e Imagens”, com alunos e professores, realizada por George Augusto.

Na escola Petrônio Portela, no bairro de Dom Pedro, aconteceu a oficina “Câmara Viajante”, da proponente Izis Negreiros de Souza. A oficina “Formação do Jovem Ator”, segunda edição, realizada por Rubenilson Muniz de Sousa/Begê Muniz, no Centro Cultural Anibal Beça, no bairro de São José II.

Próximas oficinas

O curso de roteiro e direção para cinema, de Ale Abinader, vai abrir nova turma em junho. O contato para os interessados é (92) 99200-0999.

A oficina “Passo a Passo do Roteiro”, por Ivanildo Jr, também em junho, acontecerá no Museu da Amazônia (Musa), na avenida Margarita, 6.305, bairro Cidade de Deus. O contato é (92) 99909-5025.

Texto – Cristóvão Nonato / Concultura

Foto –  Fabio Simões / Concultura