Prefeitura e Unicef promovem oficina de combate ao racismo estrutural na infância

25/05/2023 15h13

Parte da iniciativa #AgendaCidadeUnicef, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), promoveram, nesta quinta-feira, 25/5, a oficina “Caminhos para uma Primeira Infância Antirracista em Manaus”.

Com o objetivo de chamar a atenção de profissionais da Educação, Assistência Social e Saúde sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil, a capacitação foi realizada no auditório do Palacete Provincial, no centro histórico de Manaus, discutindo meios para a promoção de práticas antirracistas nos diferentes serviços de atendimentos oferecidos à gestantes, crianças negras e indígenas de até seis anos e suas famílias na capital amazonense.

“Hoje é um momento muito importante para nós, da Prefeitura de Manaus, pois estreitamos uma parceria já muito produtiva com o Unicef e desenvolvemos um espaço de onde poderemos tirar recomendações e medidas mais efetivas para as políticas socioeducacionais voltadas para a primeira infância. Esse foco em um período de idade aparentemente precoce é fundamental para que nós, enquanto poder público, possamos trabalhar ações de prevenção e enfrentamento desde cedo, seja esse enfrentamento ao racismo, à violência sexual ou ao trabalho infantil”, destacou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola, também presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Ao longo da manhã, foram realizadas palestras e rodas de conversa a fim de apresentar, analisar e desconstruir alguns conceitos e noções básicas relacionadas à estruturação da desigualdade racial no Brasil e em diferentes áreas. Na assistência social, por exemplo, dados coletados pela Secretaria Nacional de Avaliação e Gestão da Informação e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, até março deste ano, aproximadamente 70% das crianças de 0 a 4 anos inseridas no Cadastro Único eram negras.

De acordo com a facilitadora da palestra “O Impacto do Racismo na Primeira Infância” e Oficial de Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância do Unicef, Maíra Souza, é de extrema importância que os impactos do racismo estrutural e institucional nos primeiros anos de vida das crianças – em especial de crianças negras e indígenas – sejam cada vez mais discutidos, avaliados e enfrentados.

“Existe uma urgência em reunirmos todos esses profissionais aqui, hoje, para tratarmos de um tema que se inicia logo nos primeiros anos de vida, muitas vezes até mesmo antes do nascimento, pois já temos diversas de evidências que mostram o quanto o racismo afeta o desenvolvimento dessas crianças em diferentes dimensões, como na construção da sua autoestima, da sua autopercepção, da autoconfiança e na rejeição de sua própria imagem, ou gera, entre outras coisas, a internalização dessas ideias. Logo, é extremamente necessário entendermos a responsabilidade dos adultos e profissionais ao redor dessas crianças, tanto no enaltecimento de suas culturas, de sua história, quanto em sua proteção social”, explicou.

Servidora da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a psicóloga Amanda Lorena foi uma das participantes da capacitação e ressaltou a necessidade de mais momentos e debates relacionados à temática.

“Infelizmente, racismo pode ocorrer dentro de diversos espaços e de diferentes formas, por isso é importantíssimo que nós, enquanto servidores públicos ou privados da Educação e outras áreas, devemos estar plenamente preparados para lidar com esse tipo de situação. É importante que tenhamos o conhecimento necessário para trabalhar essas questões dentro de ambientes como a escola, por exemplo, para que possamos prevenir e mitigar esse tipo de violência”, concluiu.

Sobre a #AgendaCidadeUnicef

A #AgendaCidadeUnicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com prefeituras municipais de oito grandes centros urbanos brasileiros, para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida.

Desde o ano passado, a #AgendaCidadeUnicef vem desenvolvendo caminhos para a garantia de direitos e oportunidades para crianças e adolescentes por meio de estratégias integradas que ajudam a reduzir e prevenir violências no seu dia a dia, integrando metodologias de diferentes áreas (Educação, Saúde, Proteção, Inclusão Socioprodutiva) e promovendo a mobilização social e o monitoramento de indicadores relacionados à área da infância e da adolescência.

Em Manaus, a parceria tem como foco de atuação o bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste, que, de acordo dados coletados pela gestão municipal, abriga mais de 80% das crianças em situação de trabalho infantil da capital amazonense.

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom