Parceria entre Prefeitura de Manaus e Senac vai oferecer cursos profissionalizantes na escola André Vidal de Araújo

07/02/2023 14h39

Com objetivo de ofertar cursos profissionalizantes aos pais e alunos da Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) André Vidal de Araújo, nas áreas de tecnologia e gastronomia, a Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AM). O encontro foi realizado nesta terça-feira, 7/2, na sede da escola, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Sul da cidade.

O projeto-piloto tem a estimativa de iniciar os cursos na segunda quinzena de março, beneficiando os pais dos 70 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do turno noturno, da unidade de ensino. A qualificação vai ser realizada na própria escola e também no Senac.

Para o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luiz Oliveira, a parceria reforça o compromisso da Semed com o social.

“Essa presença dos pais vai ser primordial para o sucesso desses cursos profissionalizantes, para os alunos do turno da noite. Vai ser uma parceria de extrema importância para alavancar, realmente, essa participação efetiva da família dentro da escola”, explicou.

De acordo com a diretora de educação profissional do Senac, Ellen Castro, essa é uma oportunidade para preparar os pais e estudantes ao mercado de trabalho, principalmente em áreas, como a gastronomia, que têm uma grande oferta de emprego.

“Essa iniciativa reforça o olhar especial da Semed que vai além da educação. Os cursos abrem caminho, para que seja possível aprender uma profissão, se qualificar e assim buscar a independência financeira”, finalizou.

A diretora da escola, Rocicleide Baima, disse que será feito um levantamento na instituição, para atender todos da melhor forma possível.

“A partir de uma reunião, vamos ouvir a necessidade de cada um e procurar identificar quais pais e alunos se adequam melhor dentro dos cursos oferecidos com essa parceria com o Senac. Isso está sendo muito importante para abrir esse leque dentro da escola, proporcionar essa qualificação e, com isso, reforçar a inclusão social”, completou.

Texto – Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Polly Freire/ Semed