Prefeitura encerra ‘Maio Amarelo’ com redução de 13% de vítimas fatais em acidentes

31/05/2023 14h54

Somente neste mês de maio, Manaus apresentou uma redução de 13% no número de vítimas fatais em acidentes de trânsito, comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 31/5, pela Prefeitura de Manaus, por meio Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), durante cerimônia de encerramento da programação do “Maio Amarelo”.

O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, acompanhou a cerimônia de encerramento e destacou as medidas tomadas para reduzir os acidentes na cidade.

“Temos vários dados positivos, porque houve uma redução de 5,9% em acidentes com vítimas fatais do acumulado de janeiro até ontem (30/5), em comparação com o mesmo período do ano passado. E neste mês de maio, tivemos uma redução de mais de 13% das vítimas fatais. É resultado de todo o esforço que a equipe do IMMU faz junto com vocês, com as equipes do Sinetram e com as equipes das empresas de transportes”, frisou o diretor-presidente.

Durante todo o mês de maio, foram mais de 40 ações espalhadas por todas as áreas de Manaus, que alcançaram um público de mais de 100 mil pessoas.

O evento ocorreu no auditório do Sest-Senat, no bairro Planalto, zona Centro-Oeste da capital, e contou com apoio das empresas do sistema de transporte urbano da capital e ainda do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) e demais parceiros.

Escola de Trânsito

Ainda durante o discurso na cerimônia, o diretor-presidente do IMMU revelou que será lançada a Escola de Trânsito, na sede do órgão.

“Com essa escola, iremos atuar durante o ano inteiro na educação de trânsito. Serão formados multiplicadores de conhecimentos sobre o trânsito, a princípio, professores da rede pública de ensino, assim como implementar novas ações de educação para o trânsito na capital”, destacou Martins.

O presidente do Sinetram, César Tadeu, também elogiou o resultado do movimento “Maio Amarelo”.

“Estas ações são e devem ser constantes. E temos sempre que prestigiar, participar e contribuir para melhorar cada vez mais as ações preventivas. Cada vida salva é positiva, mas nossa meta é atingir zero de vítimas fatais. Perder a vida em acidente de trânsito não é lógico, assim como ter um pai de família sofrendo consequências de um acidente também não é lógico”, completou Tadeu.

“Maio Amarelo” é uma campanha internacional voltada para reduzir vítimas de acidentes de trânsito. Em Manaus, a prefeitura promoveu diversas iniciativas, para conscientizar condutores e pedestres sobre o respeito às regras de trânsito.

—-

Texto: Álisson Castro/IMMU