Prefeitura de Manaus e Adra realizam entrega de benefícios a famílias atingidas por fortes chuvas

29/03/2023 18h47

Dando continuidade ao apoio socioassistencial às famílias afetadas pelas fortes chuvas do mês de março, a Prefeitura de Manaus, por meio das Secretarias Municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e de Educação (Semed) e do Fundo Manaus Solidária (FMS), em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), realizou, nesta quarta-feira, 29/3, a entrega de 376 vouchers de alimentação, cestas básicas e kits de roupas.

Todas as famílias cadastradas para o recebimento dos benefícios foram reunidas na quadra da escola municipal São Benedito, localizada no bairro Cidade de Deus, zona Leste de Manaus, onde a entrega foi realizada.

A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, na ocasião representando o prefeito de Manaus, David Almeida, reforçou o espírito de solidariedade dos manauaras e da Prefeitura de Manaus, junto às famílias vítimas das chuvas.

“O que queremos deixar aqui é o espírito de solidariedade, não apenas da Prefeitura de Manaus e instituições parceiras, que abraçaram essa causa, mas também do povo manauara que se mobilizou num ato de amor, doando cestas básicas, roupas, materiais de higiene pessoal, para que essas famílias possam recomeçar”, declarou a secretária.

No valor único de R$ 228, o benefício será concedido por meio dos chamados “Cartões Solidários”, que foram entregues às famílias por intermédio de um cadastro realizado pelas equipes de campo da Adra, usando o banco de dados já cadastrado pela Semasc, responsável pelos atendimentos in loco dessas famílias ao longo das últimas semanas.

“Manaus realmente vive uma situação calamitosa devido às fortes chuvas que se abateram sobre a cidade nas últimas semanas, mas graças a Deus o povo manauara é um povo muito solidário e temos instituições como a Adra, por exemplo, que vem ajudando a população vítima dessas tragédias”, destacou ainda o secretário Eduardo Lucas, da Semasc.

Além dos dados coletados pela Semasc, o cadastro também levou em conta requisitos determinados pela agência, priorizando casos de maior gravidade com o objetivo de qualificar o atendimento e a concessão do voucher às famílias mais afetadas e que necessitam de um atendimento ainda mais rápido.

Segundo o diretor regional da Adra no Amazonas, o pastor Luiz Ferreira, ainda que haja muito trabalho pela frente, o sentimento é de dever cumprido.

“Esse é um momento de alegria para nós, em que estamos de fato concretizando essas doações depois de tantas conversas sobre como a parceria se desenvolveria. Agora é o momento em que trazemos um pouco de alívio para essas famílias, o que para todos nós, da Adra, representa uma enorme satisfação”, afirmou o diretor.

Uma vez entregue os cartões, o benefício ainda possui um prazo de liberação de 48 horas. De acordo com o presidente do Fundo Manaus Solidária, Emerson Castro, a entrega de cestas básicas, cuja arrecadação já ultrapassa uma tonelada e meia de alimentos, junto com os kits de roupas a essas famílias é uma medida que visa ampará-las ainda mais ao longo dos próximos dias.

“Todas as famílias aqui atendidas sairão daqui não apenas com os cartões, mas com suas cestas básicas, suas roupas e mais. É um momento de parceria e solidariedade não apenas entre nós, da prefeitura, mas de toda a cidade, uma vez que todas essas doações foram enviadas pelo povo manauara com o intuito de ajudar quem mais precisa nesse momento”, concluiu Castro.

Uma das famílias beneficiadas foi a de Aldemília de Souza, moradora do Jorge Teixeira e mãe de dois filhos, e que com a chegada dos benefícios espera que as próximas semanas sejam um pouco mais confortáveis.

“Toda ajuda é bem-vinda e eu já fiquei muito alegre pensando no que já daria para comprar para a minha casa, no leite, em tudo. Realmente não é fácil, mas tudo aquilo que vem para somar na vida de quem não tem uma renda fixa é sempre bem-vindo”, afirmou Aldemília.

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semasc