Pagamento do segundo lote do Auxílio Aluguel – Operação Cheia 2022 será liberado nesta sexta-feira, 24/6

23/06/2022 21h57

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), libera, nesta sexta-feira, 24/6, o pagamento do segundo lote do Auxílio Aluguel – Operação Cheia 2022, para 2.001 famílias atingidas pela subida das águas do rio Negro. A lista com os nomes dos beneficiários pode ser consultada no endereço eletrônico semasc.manaus.am.gov.br/servico_cidadao, no ícone “Lista Auxílio Aluguel Operação Cheia 2022 – 2º Lote”.

02.05.22 - Prefeitura valida cadastro de famílias no bairro São Jorge durante a operação “Cheia 2022”

As famílias beneficiárias são residentes nos bairros Aparecida, Betânia, Cachoeirinha, Centro, Colônia Antônio Aleixo, Compensa, Crespo, Educandos, Glória, Mauazinho, Presidente Vargas, Puraquequara, Raiz, Santo Antônio, São Jorge, São Geraldo e Tarumã. Cada família terá direito a duas parcelas do benefício, no valor de R$ 600, que serão pagas por meio da conta digital “Carteira bB”, do Banco do Brasil.

Para acessar o benefício, não é necessário se dirigir às agências. Basta fazer o download do aplicativo (app) “Carteira bB” por meio da loja de aplicativos do celular. Até o momento, somando o pagamento do primeiro e segundo lotes, são 2.696 famílias beneficiadas com o Auxílio Aluguel.

“Como o nível do rio Negro continua subindo e os cadastros ainda estão sendo realizados pelas equipes da Semasc nas áreas urbana e rural, o benefício está sendo liberado em lotes. O primeiro lote foi pago por meio de Guia de Pagamento, mas a partir de agora, os auxílios serão liberados por meio de conta digital. O sistema é mais rápido e seguro”, informou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

Nesta quinta-feira, 23, a cota do rio Negro se manteve em 29,75 metros, apenas 27 centímetros abaixo da cheia histórica, registrada em 2021, quando o rio atingiu a marca dos 30,02 metros.

Zona ribeirinha

Servidores da Semasc embarcaram, nesta quinta-feira, em direção às comunidades ribeirinhas para atualizar o cadastro das famílias afetadas pela cheia. Pelo menos 600 famílias residentes às margens dos rios Negro e Amazonas devem ser beneficiadas com o Auxílio Aluguel e cestas básicas.

Download do “Carteira bB”

Os beneficiários já podem fazer o download do app “Carteira bB” por meio da loja de aplicativos do celular, e seguir os passos:

1. Clicar em “Fazer cadastro” e aceitar os termos e condições de uso
  2. Inserir o CPF e clicar em “Continuar”
  3. Inserir o nome completo e a data de nascimento, clicar em “Continuar”
  4. Em seguida, inserir o e-mail e no campo abaixo, confirmar o endereço de e-mail.
  5. Na sequência será solicitado o número de telefone com DDD. Se tudo estiver correto, um código de seis dígitos será enviado via SMS. Esse código deve ser inserido no aplicativo.
  6. Em seguida, será solicitada a criação de uma senha de seis dígitos e a confirmação da senha.
  7. Depois, o usuário deverá escolher um documento que ficará ligado à conta, podendo ser o RG ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Será solicitado que sejam feitas uma foto da frente do documento, outra do verso e uma terceira, estilo selfie, do beneficiário.
  8. Depois da inserção desses dados, basta aguardar o e-mail com a confirmação do cadastro.

Após a confirmação, já é possível acessar e utilizar a Carteira bB.

Texto – Leonardo Fierro / Semasc

Fotos – Marcely Gomes / Semasc