Parceria entre a Prefeitura de Manaus e a UEA reforça a importância de Ouvidoria e Auditoria Municipais do SUS

Por Prefeitura de Manaus

23/11/2022 17h11

Icone audio
Parceria entre a Prefeitura de Manaus e a UEA reforça a importância de Ouvidoria e Auditoria Municipais do SUS

Parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) possibilitou que alunos da Escola Superior de Ciências da Saúde conhecessem as ações da Ouvidoria Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Auditoria Municipal do Sistema Único de Saúde (AudSUS).

A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a formação dos profissionais de saúde demonstrando a importância das ouvidorias como elo fundamental entre a gestão e os usuários do SUS. A palestra aconteceu no auditório Deodato de Miranda Leão, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na zona Centro-Sul.

A partir do tema “Auditoria e Ouvidoria em Saúde no SUS”, os estudantes conheceram os fluxos de atendimentos, mecanismos de encaminhamentos e formas de acompanhamento das solicitações realizadas pelos usuários da Rede de Atenção Básica, que é gerenciada pela Semsa.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca que a iniciativa da UEA é muito importante para que os futuros profissionais de saúde avaliem a importância de seu bom desempenho para o aprimoramento da política de saúde municipal. A ouvidoria reforça e permite que se conheça como o usuário está recebendo as ações de saúde.

“Eu fiquei muito feliz com esse encontro e parabenizo a Escola de Ciências da Saúde da UEA pela iniciativa. A Ouvidoria e Auditoria Municipal do SUS são espaços estratégicos para o exercício da cidadania. São canais em que o cidadão, que é beneficiado pelos serviços de saúde e nós, da gestão, que somos responsáveis pela qualidade desses serviços, que mostram onde precisamos melhorar. O prefeito David Almeida preza por essa escuta porque ela permite que os serviços sejam constantemente melhorados”.

A servidora Tai-Li Marrer apresentou o funcionamento da AudSUS, enquanto a apresentação da Ouvidoria foi conduzida pela ouvidora Heylane Maísa Rocha da Silva, que mostrou a missão, visão e valores do setor e destacou como funciona o fluxo de atendimentos na prática, um trabalho que exige habilidade e escuta qualificada com o objetivo de agilizar a resposta aos usuários.

“Nós recebemos um volume de manifestações expressivo que compreendem desde orientações sobre horários de funcionamento das unidades, esclarecimento de dúvidas e quais são os atendimentos que uma UBS oferta, quanto manifestações que requerem tratamento mais específico junto à área técnica da Semsa. Mas nos esforçamos para atender todas, dentro dos prazos estabelecidos por Lei que é de 30 dias prorrogáveis por mais 30, com justificativa técnica. Mas sempre damos respostas de modo a esclarecer bem o usuário sobre as situações às quais ele tem dúvidas”, assinala.

A apresentação da Ouvidoria Municipal do SUS e da AudSUS integra as atividades dos Programas de Residência em Enfermagem Obstétrica, Neonatal, Doenças Infecciosas, Urgência e Emergência. Os programas têm como objetivo formar profissionais enfermeiros especialistas na área a serem incorporados na rede de atenção à saúde do município e do estado.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza o WhatsApp 98842-6835, o telefone: 0800-092-1603 e os e-mails: semsa.manaus.am.gov.br/faleconosco e ouvidoria.sus@pmm.am.gov.br para facilitar o acesso à Ouvidoria Municipal do SUS. As solicitações podem ser encaminhadas pelo site da Semsa (https://semsa.manaus.am.gov.br/), no link Ouvidoria Municipal do SUS.

O atendimento pode ser realizado também de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na avenida Maceió, 160, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

— — —

Texto e foto – Divulgação / Semsa