Prefeitura encerra 1ª edição do ‘Curso Informal de Cuidador de Idosos de 2022’

26/08/2022 14h26

A Prefeitura de Manaus encerrou, nesta sexta-feira, 26/8, a primeira edição do “Curso Informal de Cuidador de Idosos de 2022”, realizado no Distrito de Saúde (Disa) Sul, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Com duração de 20 horas, o curso capacitou familiares e usuários em geral sobre o processo de envelhecimento e a assistência adequada que deve ser prestada nessa fase da vida.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso da Semsa, Maria Eliny Rocha, informou que o curso contou com 53 inscritos, a grande maioria mulheres, e foi realizado no auditório do Disa Sul, na avenida Umberto Calderaro Filho, nº 300, bairro São Francisco, zona Sul.

“Tivemos um resultado muito positivo, porque os participantes demonstraram muito interesse em conhecer mais sobre a temática, tanto para ajudar familiares em casa quanto para se desenvolver para o mercado de trabalho. A iniciativa, preconizada pelo Ministério da Saúde, leva informações sobre como as pessoas podem estimular esse idoso a se manter autônomo, independente e ativo”, contou.

Segundo Maria Eliny, os participantes relataram que as principais dificuldades estão relacionadas ao cuidado de idosos acamados, locomoção de idosos e banho. O curso também os orientou sobre situações inesperadas, como quedas, desmaios e ferimentos, além de alimentação e como dialogar com as pessoas nessa faixa etária.

O conteúdo programático foi ministrado por 13 profissionais vinculados ao Disa Sul e convidados externos, e abrangeu temas nas áreas do Envelhecimento: Política Nacional da Pessoa Idosa e Violência contra a Pessoa Idosa; Enfermagem; Fisioterapia; Medicina; Nutrição; Odontologia; Assistência Social; Assistência Farmacêutica e Psicologia.

Próximas edições

Maria Eliny explicou que a Semsa irá promover o “Curso Informal de Cuidador de Idosos” nos demais distritos de saúde da cidade (Leste, Norte, Oeste e rural) até dezembro deste ano. A capacidade é de quase 50 participantes por distrito, e as inscrições serão disponibilizadas dentro de cada território, devido às suas especificidades.

“O município só tem a engrandecer e ser positivo na questão do envelhecimento, porque está trabalhando para levar informação onde é necessário, seja na área urbana ou rural”, pontuou.

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Henrique Souza / Semsa