Prefeitura de Manaus promove mutirão de cidadania no Parque das Tribos

19/04/2022 16h18

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta terça-feira, 19/4, na comunidade Parque das Tribos, bairro Tarumã-Açu, na zona Oeste, a ação “Manaus Mais Cidadã”, visando acessibilizar diversos serviços à população. O evento aconteceu na Maloca dos Povos Indígenas, sendo parte da programação do Dia do Índio, celebrado, também, nesta data.

Entre os serviços ofertados aos moradores da comunidade, teve o Cadastro Único, emissão do Cartão do SUS, atendimento médico e psicológico e o cadastro no programa Leite do Meu Filho, por exemplo. A Amazonas Energia também participou do mutirão, realizando atendimentos referentes à titularidade de pagamentos, emissão de vias e isenção da tarifa social.

De acordo com a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes, ações como a “Manaus mais Cidadã”, visam suprir uma demanda crescente quanto a acessibilidade a serviços de assistência social na capital.

“O trabalho que nós temos realizado com as ações de cidadania visam alcançar toda a população. Hoje, em específico, estamos trazendo esses serviços para as populações indígenas que residem no Parque das Tribos, mas todos os meses trabalhamos com ao menos duas ações, indo a locais diferentes, sempre trabalhando nessa missão de estar próximo da população”, conta a secretária.

Cacique e líder comunitário do Parque das Tribos, Ismael Franklin Gonçalves, reforça a importância da ação para a comunidade: “Havia muitas mulheres aqui que precisavam atualizar o CadÚnico, por exemplo. Mães que nunca haviam se cadastrado nesse programa, por conta da distância ou por não saberem como fazer isso. Então, hoje a ação está ocorrendo e está sendo um sucesso”, conta, orgulhoso.

Parte das mais de 600 pessoas atendidas, Erika Rodrigues, além de vacinar o sobrinho e a filha contra a Covid-19, também aproveitou o mutirão para emitir a segunda via do seu RG. “Facilita muito a nossa vida. Nada é perto para a gente, então facilita, e muito”, completa a jovem.

Realização

Além da Semasc, também participaram do evento as secretarias municipais de Saúde (Semsa); Educação (Semed); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); de Limpeza Urbana (Semulsp); Conselho Tutelar Zona Rural; Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp-AM); e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc

Fotos – Marinho Ramos / Semcom