Prefeitura de Manaus monta posto de saúde temporário em escola que abriga vítimas de deslizamento na zona Leste

15/03/2023 18h14

Um posto de atendimento em saúde foi montado pela Prefeitura de Manaus, de forma provisória, para prestar assistência às famílias vítimas do deslizamento de terra no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) instalou a estrutura dentro da escola municipal Helena Walcot, na avenida Itaúba, local que está sendo usado como abrigo temporário para as pessoas atingidas.

A diretora do Distrito de Saúde (Disa) Leste, Rosângela Castro, informa que o atendimento no local está sendo feito das 8h às 20h30, com equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, psicólogos e assistentes sociais.

“Quando as vítimas do deslizamento foram alocadas na escola, a Semsa iniciou os primeiros atendimentos e, de imediato, decidiu manter um posto de saúde no local. Estamos disponibilizando consulta médica e de enfermagem, curativos, vacinas da rotina, imunização contra a Covid-19, aferição de pressão arterial, dispensação de medicamentos, entre outros serviços”, detalha.

Até a noite da última terça-feira, 14/3, cerca de 84 famílias receberam assistência em saúde no abrigo. Além dos atendimentos espontâneos, as equipes de saúde estão fazendo triagem dos usuários que precisam atualizar exames de rotina ou consultas, como grávidas, hipertensos, diabéticos e idosos.

“Estamos nos articulando com as unidades do Disa Leste para agilizar esses procedimentos e facilitar o acesso dessas famílias. As grávidas estão sendo encaminhadas para realizar ultrassom e outros usuários, para coleta de exames laboratoriais. É importante ressaltar que quando essas famílias saírem da escola, elas não vão ficar sem assistência, pois serão referenciadas para as unidades onde devem realizar as consultas de retorno”, observa Rosângela.

A dona de casa Silviane da Silva Neres era moradora da comunidade que foi atingida pelo deslizamento de terra, e teve que deixar sua residência por conta da situação de risco do local. Ela está abrigada temporariamente na escola. “Nós estamos passando por uma situação difícil, mas estamos sendo bem atendidos. Aqui, nós já tomamos a vacina contra a Covid, eu, meu esposo e meu filho, e também passamos pelo clínico geral. Quero agradecer ao prefeito e todos os envolvidos pelo apoio que estão nos dando”, diz.

Imunização

A gerente de Imunizações da Semsa, Isabel Hernandes, destaca que os vacinadores estão recuperando as informações do cartão de vacina das vítimas, já que muitos foram perdidos, e fazendo a atualização vacinal de quem está com calendário incompleto.

“Estamos reforçando principalmente a vacinação contra a Covid-19 pois eles estão em um abrigo e pode haver aglomeração, então é importante que estejam vacinados. Nós também estamos fazendo a prevenção de algumas doenças que podem surgir como consequência desse desastre, como tétano e doenças diarreicas em crianças, que são imunopreveníveis, e por isso é importante que a gente mantenha o calendário vacinal atualizado”, reforça.

Texto – Victor Cruz / Semsa

Foto – Henrique Souza / Semsa