Prefeitura de Manaus mobiliza cerca de 120 profissionais de saúde para garantir atendimentos de urgência no Réveillon Sustentável 2023

30/12/2022 11h20

A Prefeitura de Manaus irá mobilizar cerca de 120 profissionais de saúde para garantir os atendimentos médicos de urgência durante o Réveillon Sustentável “Manaus, Floresta Viva” 2023, que será realizado nesta sexta-feira e sábado, 30 e 31/12. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) terá equipes posicionadas em locais estratégicos dos três pontos do evento (complexo turístico da Ponta Negra, zona Oeste; shopping Phelippe Daou, zona Norte; e orla do Amarelinho, zona Sul).

A técnica da subsecretaria municipal de Gestão da Saúde, enfermeira Aldeniza Araújo, informa que será montado um posto médico de atendimento na Ponta Negra, ao lado do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que funcionará na sexta-feira e no sábado. O atendimento será iniciado às 18h e segue até o encerramento do evento no dia seguinte.

“Esse posto contará com toda a estrutura necessária para atendimentos de urgência, como suportes de soro, equipamento de aferição de pressão e medicamentos. Estaremos preparados para os mais variados casos que possam surgir, como desmaios, vômitos, quedas e cortes, e mal-estar, e se houver um caso de maior gravidade, teremos ambulâncias de prontidão para transferir o paciente para unidades hospitalares”, explica Aldeniza.

No posto de atendimento, em cada dia do evento, a população contará com a assistência de três médicos, cedidos pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas, dois enfermeiros e cinco técnicos em enfermagem. Considerando as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), cerca de 60 profissionais da Semsa estarão atuando em cada dia da programação.

Aldeniza explica que na Ponta Negra, local de concentração do maior público, três ambulâncias do Samu 192, sendo duas de Suporte Básico e uma de Suporte Avançado, estarão a postos para prestar socorro aos casos necessários.

Nos demais pontos do Réveillon Sustentável, também haverá ambulâncias do Samu ofertando suporte à população, e os serviços de atendimento à urgência poderão ser solicitados, ainda, pelo número 192.

“Nosso objetivo é que o público possa se divertir e celebrar a chegada de um ano Novo com segurança e saúde, minimizando qualquer incidente que possa vir a ocorrer. As pessoas devem aproveitar as festas com responsabilidade, mas certas que estaremos de prontidão caso precisem de suporte médico”, ressalta a técnica.

Texto – Victor Cruz / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa